Qual é o significado de ímpio?

Na Bíblia ímpio significa uma pessoa cruel, que rejeitou o caminho do Senhor. O ímpio não tem respeito por Deus nem pelo bem. Ele faz o mal ao seu próximo sem sentir remorsos. Deus castigará os ímpios.

Ímpio não significa apenas uma pessoa que rejeita a Deus e não crê em nada. O ímpio também rejeita a moralidade. Existem muitas pessoas que não têm religião e não crêem em Deus mas tentam fazer o bem. Essas pessoas não são ímpias.

O ímpio vive em rebelião contra Deus e isso se reflete nas suas ações e na forma como se relaciona com outras pessoas. O ímpio é:

  • Cruel – pratica o mal contra outras pessoas – Salmos 10:7-8
  • Arrogante – acredita que pode fazer o que quiser, sem receber castigo – Salmos 10:2-4
  • Egoísta – se preocupa só com seu próprio bem-estar – Salmos 73:9-12
  • Injusto – prejudica outras pessoas para conseguir o que quer – Provérbios 17:23

O ímpio é o oposto do justo. O justo ama a Deus e faz o bem. Ele faz o que é certo, obedecendo a Deus e agindo de forma correta com outras pessoas. O justo ama a justiça.

O destino dos ímpios

A Bíblia diz que os ímpios sempre recebem castigo (Provérbios 11:31). Alguns ímpios têm uma vida longa e próspera e parece que nunca vão enfrentar a justiça. Mas Deus sempre retribui a cada um o que merece. Mesmo se o castigo nesta vida não for óbvio, depois da morte os ímpios receberão castigo eterno.

Veja também: quais são as consequências do pecado?

O destino dos ímpios é o inferno. Como eles se rebelam contra Deus, passarão a eternidade longe dele. Mas Deus ama a todos. Ele dá aos ímpios a oportunidade de se arrependerem e receberem perdão (Ezequiel 18:21-23). Se um ímpio se arrepender, aceitar Jesus como seu salvador e mudar de vida, será salvo.