Segundo a Bíblia até quantos anos é normal viver?

A Bíblia diz que é normal viver até 70 ou 80 anos mas que algumas pessoas vivem mais tempo. Nossas vidas são curtas e passam rápido, em comparação com Deus, que é eterno.

Nos tempos de Moisés, o tempo normal de vida era por volta de 70 anos (Salmos 90:10). O próprio Moisés viveu 120 anos mas isso é raro. A esperança de vida depende do lugar e da época em que uma pessoa vive. Quem vive de forma saudável, com bons cuidados médicos, provavelmente viverá mais tempo que uma pessoa que não tem nem água limpa. Os limites de idade na Bíblia não são lei, apenas refletem o contexto da altura.

Em Gênesis 6:3, Deus parece que impõe um limite de 120 anos de vida ao Homem. Esse versículo é controverso e pode ter interpretações diferentes. Mesmo assim, são raríssimos os casos de pessoas que chegaram a mais de 120 anos. Com o tempo, o corpo vai se degradando e perdendo funções e normalmente não aguenta mais que 120 anos. É impossível parar completamente o envelhecimento. Todos morrem.

A ênfase na Bíblia é o fato que a morte é inevitável, não o tempo exato de vida que temos. Nosso tempo na terra é insignificante e difícil, por causa do pecado. Mas Deus é eterno e cuida de nós. Ele nos ama tanto que enviou Jesus para morrer por nós (João 3:16). Agora podemos ter mais que essa vida curta na terra, podemos ter vida eterna com Jesus. - Salmos 90