Qual é o significado de primícias na Bíblia?

As primícias são os primeiros elementos de qualquer grupo de coisas. Assim, as primícias podem ser os primeiros frutos de uma colheita, a primeira cria de um animal, o primeiro filho de um casal, o primeiro convertido de um lugar… Na Bíblia, os judeus dedicavam suas primícias a Deus.

No uso mais comum, as primícias eram os primeiros frutos da colheita. A época da colheita começava na primavera, por volta de março ou abril, e continuava até o outono. A Páscoa judaica caía no início da colheita e no último dia da festa o sacerdote apresentava o primeiro feixe de cereal colhido a Deus (Levítico 23:9-11). Essa era uma forma de agradecer a Deus por Seu sustento.

Pentecostes - a festa das primícias

50 dias (sete semanas) depois da apresentação do primeiro feixe a Deus, acontecia mais uma festa judaica importante: o Pentecostes. Essa época era o fim da primeira colheita do ano. Nesse dia, os judeus ofereciam a Deus um pouco da melhor farinha feita dos cereais que tinham colhido (Levítico 23:16-17).

O Pentecostes era conhecido como a festa dos primeiros frutos porque nesse dia os judeus ofereciam o melhor das primícias da colheita a Deus. Isso servia para lembrar que todo sustento e todo alimento vem de Deus. Tudo que eles tinham vinha de Deus.

Descubra aqui mais sobre a festa de Pentecostes na Bíblia.

Os judeus também dedicavam as primícias de seus animais e de seus filhos a Deus. A primeira cria de um animal pertencia a Deus e, se a pessoa quisesse ficar com ela, deveria pagar um resgate por ela (Êxodo 13:11-13). O primeiro filho de um casal também era dedicado a Deus, como lembrança do livramento dos judeus quando Deus matou os primogênitos dos egípcios (Êxodo 13:14-15). O filho era então resgatado por um valor simbólico.

As primícias representavam todo o grupo. Assim, ao dedicar as primícias a Deus, os judeus estavam dedicando tudo a Deus. O primeiro filho era o futuro líder da família e, ao ser dedicado a Deus, toda a família era dedicada com ele. Da mesma forma, todo o trabalho que faziam era dedicado a Deus, porque entregavam as primícias a Deus.

Veja também: o que significa primogênito? Por que Jesus é chamado primogênito?

As primícias espirituais

A Bíblia chama Jesus de as primícias daqueles que morreram (1 Coríntios 15:20-22). Ele foi o primeiro a ressuscitar em glória para a vida eterna e é nossa garantia que um dia todos os salvos irão ressuscitar também. Assim como as primícias representam toda a colheita, Jesus representou todos os que crêem nele quando morreu e ressuscitou.

As pessoas que são salvas por Jesus também são chamadas de primícias no Novo Testamento (Tiago 1:18). Da mesma maneira que as primícias eram dedicadas a Deus, quem crê em Jesus tem sua vida dedicada a Deus. Já não vivemos mais para o pecado! Nossa vida pertence a Deus e fomos escolhidos para servirmos a Ele.