Qual é o significado de remorso? É diferente de arrependimento?

Remorso significa se sentir mal por um erro cometido. Quando alguém toma consciência de um erro que cometeu e entende que foi ruim, isso gera remorso. O sentimento de remorso traz culpa mas o arrependimento leva ao perdão e à reconciliação.

Remorso é uma reação normal quando reconhecemos uma coisa errada que fizemos. É nossa consciência nos dizendo que agimos mal. Remorso nos faz sentir culpa sempre que pensamos sobre essa ação errada, nos punindo com infelicidade. Isso nos indica que o problema ainda não foi consertado.

A diferença entre remorso e arrependimento

Remorso significa sentir tristeza e culpa pelo pecado. Arrependimento é o próximo passo. Quando nos arrependemos, decidimos mudar. Em vez de continuar a sentir remorso, sem fazer nada, escolhemos mudar de vida e procuramos uma forma de fazer isso.

A Bíblia nos explica que há dois tipos de tristeza: a tristeza que destrói e a tristeza que leva à salvação (2 Coríntios 7:10). A “tristeza segundo o mundo” apenas produz remorso, que traz culpa e condenação. Mas a “tristeza segundo Deus” leva ao arrependimento.

O remorso é nossa consciência nos condenando. O arrependimento é a solução para a condenação. Quando nos arrependemos, ficamos decididos a agir de maneira diferente, rejeitando os pecados de nossa vida passada. Começamos a lutar contra o pecado, para viver de maneira diferente, com uma consciência limpa. O arrependimento traz o perdão de Deus, que nos livra da culpa. Mas não podemos mudar de vida sozinhos. Precisamos de Jesus.

Descubra aqui mais sobre o arrependimento e seus resultados.

Como ficar livre do remorso?

Primeiro, o remorso pode ser uma coisa boa, quando nos convence do pecado e da necessidade de mudar (Salmos 51:1-3). O remorso somente é ruim quando continua, sem levar ao arrependimento.

Para ficarmos livres do remorso, precisamos de nos arrepender (Atos dos Apóstolos 3:19-20). Isso significa escolher uma vida diferente. Mas não conseguimos ficar livres da culpa do pecado sozinhos. Não podemos “equilibrar as contas” com boas ações. Precisamos do perdão de Deus primeiro.

Foi por isso que Deus enviou Jesus ao mundo. Na cruz, Jesus pagou o castigo por todos os nossos pecados! Quando nos arrependemos e cremos que Jesus é nosso salvador, que morreu por nós, recebemos o perdão de Deus e uma vida nova. Os erros do passado são apagados de nossa “conta”.

Assim, vivemos uma vida nova, em que não precisamos mais sentir remorso pelos erros do passado. Temos uma nova chance e, dessa vez, Jesus está conosco para nos ajudar a viver corretamente. Ainda vamos cometer erros mas, com a ajuda de Jesus, podemos deixar os erros e o remorso para trás, procurando viver sempre de maneira melhor, mais parecido com Jesus.