Um cristão pode fazer acupuntura?

Um cristão deve refletir com cuidado antes de decidir se vai fazer acupuntura. A Bíblia não fala sobre acupuntura. Devemos tomar cuidado com práticas enraizadas em outras religiões.

O que é acupuntura?

Acupuntura é uma forma de tratamento alternativo que consiste em espetar pequenas agulhas em pontos específicos do corpo para tratar vários problemas de saúde. Foi desenvolvida na China ao longo de milhares de anos e só recentemente se espalhou para o resto do mundo.

A acupuntura está relacionada com a crença oriental que cada pessoa tem uma energia ou força vital dentro de si, chamado “chi”, que circula pelo corpo. Essa energia é tanto material (eletricidade, fluxo sanguíneo) quanto espiritual (energia do espírito, que dá vida). Problemas de saúde são causadas por desequilíbrio do “chi”. Os pontos do corpo onde as agulhas são inseridas são considerados pontos de contato com o espírito, ou a força vital, que regulam seu fluxo. Ao bloquear alguns pontos e estimular outros, as agulhas supostamente reequilibram o “chi”.

A Bíblia diz que os problemas de saúde são mais uma consequência da entrada do pecado no mundo, não de um desequilíbrio no espírito. Devemos sempre ter cuidado com coisas que alegam afetar nosso espírito.

Nem todos os acupunturistas acreditam nesse lado religioso da acupuntura. Estudos têm sido feitos para explicar o sucesso da acupuntura mas até agora não foi encontrada uma base científica sólida. Ainda não se descobriu se a acupuntura funciona por afetar o sistema nervoso, por libertar hormônios, por afetar o fluxo sanguíneo ou simplesmente por ser um placebo. Por isso, a acupuntura é classificada como medicina alternativa.

O cristão e a acupuntura

A Bíblia diz que não devemos participar de práticas religiosas pagãs (Deuteronômio 18:10-13). Não tendo uma boa base científica, é difícil dizer até que ponto a acupuntura pode ser dissociada da religião em que originou. Por isso, é sempre importante tomar cuidado e seguir sua consciência (Romanos 14:22). A Bíblia não proíbe a acupuntura mas também não promove. Se você tiver algum problema de saúde, consulte seu médico antes de enveredar pela acupuntura.

Caso você escolha fazer acupuntura:

  • Escolha o profissional com cuidado – se informe antes; escolha um profissional com boas qualificações, certidão de boa prática e que não incorpora elementos pagãos na sessão
  • Ore – dedique o tratamento a Deus e peça sua proteção contra qualquer influência maligna
  • Continue com sua medicação - se você está tratando algum problema de saúde, use a acupuntura como complemento e não substituto da medicina regular