O que significa "vinde a mim todos que estais cansados?"

Jesus convida todos que estão cansados e sobrecarregados a encontrarem descanso nele. Somente quando vamos para Jesus encontramos verdadeiro descanso. Jesus nos oferece a paz (Mateus 11:28).

Vinde a mim

Podemos procurar paz e descanso em vários lugares: no dinheiro, na fama, nos amigos, no misticismo, na filosofia, na educação... Mas nada disso nos dá o descanso perfeito. Somente Jesus tem aquilo que precisamos.

Jesus nunca falha. Todas as outras coisas passam mas Jesus é eterno. Ele é o único que pode preencher o vazio em nossos corações. Jesus é o único caminho para Deus (João 14:6).

Veja também: o que significa "eu sou o caminho, a verdade e a vida"?

Todos que estais cansados e sobrecarregados

Quem não se sente cansado, sobrecarregado, fraco demais para lutar contra todas as dificuldades? A vida é cansativa! O pecado, o sofrimento, a dor, as desilusões, as injustiças... É tudo demais para carregarmos sozinhos.

Jesus veio para aliviar nossas cargas. Ele tem a força que nós não temos.

Não precisamos ser perfeitos para nos achegarmos a Jesus. Ele nos aceita com todas as nossas fraquezas. Podemos vir para Jesus e lhe entregar tudo, sem medo (Atos dos Apóstolos 3:19-20).

Leia aqui: como aceitar Jesus como Salvador?

E eu vos darei descanso

Jesus nos dá o descanso que mais nada nesse mundo pode nos dar. A certeza da salvação e de ter Jesus sempre do nosso lado traz um alívio maravilhoso. Com Jesus não temos nada a temer!

O descanso de Jesus nos dá paz nos momentos mais difíceis, quando não vemos solução. Quando temos fé em Jesus, cremos que ele vai nos ajudar. Jesus nunca nos abandona (Romanos 8:38-39).

Tomem o meu jugo

Jesus também disse que devemos tomar seu jugo e aprender dele (Mateus 11:29-30). Um jugo serve para unir dois bois para caminharem na mesma direção. Tomar o jugo de Jesus é estar sempre lado a lado com ele, seguindo por onde ele decide. Jesus nos leva para o descanso e nos ensina a viver como ele, com mansidão e humildade.

O fardo de Jesus não é pesado. Ele não nos sobrecarrega como outras coisas no mundo. Não existe fardo melhor para carregar, que traz tantas bênçãos! O jugo também serve para partilhar o peso. Jesus partilha o peso conosco e nos dá a força que precisamos para superar as dificuldades. Jesus nos dá descanso mesmo em meio aos trabalhos da vida!