3 influências positivas na vida de Davi

Davi foi o rei mais famoso de Israel, que era um homem “segundo o coração” de Deus. Mas por trás de todo grande herói há pessoas menos conhecidas que são uma influência importante em sua vida. Essas pessoas guiaram e ajudaram Davi a ser o grande rei que ele foi, ensinando-lhe lições importantes.

Três pessoas que foram uma influência positiva na vida de Davi foram:

1. Jônatas

Jônatas era filho do rei Saul e o melhor amigo de Davi. Ele era o herdeiro do trono mas sabia que Davi iria ser o próximo rei. Mesmo assim, Jônatas não tinha inveja de Davi e sempre o apoiou. Jônatas era humilde; ele aceitou a vontade de Deus e não procurou sua própria glória (1 Samuel 23:16-18).

Descubra aqui: por que Deus escolheu Davi?

Jônatas foi um exemplo de amizade e lealdade para Davi. Quando Saul tentou matar Davi, Jônatas o ajudou a fugir. Sem a ajuda de Jônatas, Davi poderia ter morrido às mãos de Saul. Além de lhe dar presentes, Jônatas provavelmente ensinou Davi coisas importantes sobre a guerra e como ser rei (1 Samuel 18:3-4).

Jônatas morreu em batalha mas Davi nunca se esqueceu de seu grande amigo, que foi tão grande influência na juventude.

Veja aqui: o que a Bíblia diz sobre a amizade?

2. Abigail

Abigail era uma mulher bonita e inteligente mas ela era casada com um homem ruim chamado Nabal. No tempo quando Davi estava fugindo de Saul, seus homens protegeram os servos de Nabal que estavam no campo. Mas, quando Davi pediu alguma ajuda a Nabal, este se recusou e o insultou. Davi ficou tão zangado que decidiu matar todos os homens da família de Nabal! - 1 Samuel 25:21-22

Quando ouviu o que tinha acontecido, Abigail preparou um presente e foi falar com Davi. Ela o acalmou e o convenceu a não se vingar. Pouco depois Nabal morreu de causas naturais e Davi tomou Abigail como sua esposa. Abigail impediu Davi de cometer pecado por estar irado (1 Samuel 25:39).

Davi aprendeu uma grande lição com Abigail: deixar a vingança com Deus. Essa foi uma lição importante para várias outras situações em sua vida.

Veja também: o que a Bíblia diz sobre vingança?

3. Natã

O profeta Natã era conselheiro de Davi durante seu reinado. Natã recebia mensagens de Deus e as transmitia a Davi. Mesmo quando a mensagem não era favorável ao rei, Natã tinha coragem e dizia tudo que Deus mandava.

Quando Davi cometeu adultério com Bate-Seba e organizou a morte de seu marido, Deus enviou Natã para repreender Davi. Natã foi sábio e contou uma história que fez Davi entender a gravidade de seu pecado (2 Samuel 12:5-7). Em vez de ficar irado com o profeta, como tantos outros reis, Davi se arrependeu e confessou seu pecado (2 Samuel 12:13).

Natã foi um exemplo de coragem e fidelidade a Deus para Davi. Ele ajudou Davi a se manter nos caminhos do Senhor e a se reconciliar com Deus quando pecou.