Por que Jesus era chamado filho de Davi?

Jesus era chamado filho de Davi porque era descendente de Davi e herdeiro da promessa de Davi. Jesus era filho de Deus mas ele se tornou homem. Como homem, ele era descendente do rei Davi (Romanos 1:3-4).

Davi viveu cerca de mil anos antes de Jesus. Quando as pessoas chamavam Jesus de “filho de Davi”, era com o sentido de “descendente”. José, o pai de Jesus, também foi chamado filho de Davi, com esse mesmo significado (Mateus 1:20).

Enquanto estava na terra, Jesus era considerado filho de José. Como José era descendente direto do rei Davi, Jesus também tinha o direito de ser reconhecido como descendente de Davi. Até o anjo Gabriel reconheceu que, em termos humanos, Jesus era descendente de Davi (Lucas 1:30-33).

Veja aqui: quem foi Davi na Bíblia?

Qual é a importância do título “Filho de Davi”?

O Filho de Davi era o Messias, o Salvador aguardado pelos judeus. De acordo com as promessas que Deus fez ao longo do Velho Testamento, os judeus sabiam que o Salvador do mundo seria:

  • Judeu – Deus prometeu a Abraão, antepassado de todos os judeus, que por meio de sua descendência todos os povos da terra seriam abençoados; essa promessa foi passada para seu filho Isaque e seu neto Jacó – Gênesis 12:2-3
  • Da tribo de Judá – Jacó profetizou que a tribo de Judá reinaria sobre todas as outras tribos de Israel – Gênesis 49:10
  • Da família de Davi – Deus prometeu a Davi que sua descendência reinaria para sempre – Salmos 89:3-4

Sendo descendente direto, em termos humanos, de Davi, Jesus cumpria todos os requisitos para ser o Messias. Sua identificação como filho de Davi era importante para provar que Jesus era o herdeiro dessas promessas, o Salvador que todos aguardavam.

Quando as pessoas chamavam Jesus de filho de Davi, estavam reconhecendo que ele era o Salvador. Eles estavam confessando sua fé em Jesus (Mateus 12:23).

Leia aqui: por que Jesus é chamado de Filho do Homem?

Filho ou senhor de Davi?

Jesus colocou os fariseus à prova, perguntando como o Salvador poderia ser filho de Davi e também senhor de Davi (Mateus 22:41-43). As profecias diziam que ele seria descendente de Davi mas Davi também profetizou que o Messias seria seu senhor. O filho não tinha autoridade sobre seu pai, então como Davi poderia ser servo de seu filho? (Mateus 22:44-45)

Veja também: qual o significado da estrela de Davi?

Jesus fez essa pergunta porque os fariseus se achavam donos da verdade mas não queriam aceitar que ele era o Salvador. Jesus mostrou que eles não sabiam tudo. A resposta para o enigma era que Jesus era descendente de Davi apenas em termos humanos. Jesus também era Deus, por isso já existia muito antes de Davi nascer e era maior que ele.