5 caraterísticas destrutivas de Jezabel

Jezabel foi a rainha que ficou conhecida por sua maldade na Bíblia. Ela e seu marido, o rei Acabe, fizeram muitas coisas que desagradaram a Deus. A história de Jezabel serve de aviso para não cairmos nos mesmos erros.

As caraterísticas que tornaram Jezabel uma pessoa tão ruim foram:

1. Idolatria

Jezabel adorava o deus falso Baal e a deusa Aserá. Sua devoção a esses deuses era tão grande que ela tentou acabar com a adoração ao Deus verdadeiro em Israel! Jezabel sustentou 850 profetas dos seus deuses falsos e seu marido construiu templos pagãos (1 Reis 16:31-32).

Jezabel rejeitou totalmente a Deus e promoveu práticas que Ele detesta. O culto a esses falsos deuses era conhecido por suas práticas repugnantes, como sacrifício de crianças e imoralidade sexual. A idolatria levou Jezabel a cometer muitos outros pecados.

Veja aqui a história de Jezabel na Bíblia.

2. Abuso de poder

Como rainha, Jezabel tinha uma posição de grande responsabilidade e influência. Sendo culta e inteligente, ela poderia ter usado seu poder para ajudar o rei Acabe a cuidar bem do seu povo. Em vez disso, Jezabel aproveitou sua posição para fazer muitas coisas erradas, promovendo o pecado em Israel e eliminando os seus oponentes (1 Reis 21:25-26).

Veja também a história de Acabe.

3. Egoísmo

Jezabel só pensava em seus próprios interesses e nos interesses de sua família. Ela não tinha escrúpulos. Se alguém a impedia de conseguir o que queria, seria eliminado! Para Jezabel, a justiça e os interesses de outras pessoas não eram importantes. Ela dava mais valor à sua própria vontade.

4. Manipulação

Para conseguir o que queria, Jezabel usava qualquer meio necessário. Uma vez, para conseguir a vinha de um homem chamado Nabote, ela manipulou o sistema de justiça e provocou sua morte (1 Reis 21:8-10). Ela não tentou negociar. Jezabel sabia como usar sua influência para manipular.

5. Perseguição

A rainha Jezabel não tolerava oposição. Ela tentou matar todos os profetas de Deus, que condenavam sua idolatria (1 Reis 18:4). Quando Elias derrotou e matou os profetas de seus deuses, ela não teve temor de Deus mas jurou matar Elias! Jezabel não aceitava repreensão nem tolerava a idéia que pudesse estar errada. Ela perseguia os seguidores de Deus com ferocidade.

Descubra aqui: o que é o espírito de Jezabel?

As consequências

Durante muito tempo, Jezabel desfrutou de grande poder e prosperidade. Mas, no fim, ela teve uma morte sangrenta e sem dignidade. Os cães comeram seu cadáver e ela nem sequer teve um enterro digno (2 Reis 9:36-37). A atitude de Jezabel e de Acabe influenciou seus filhos, que também fizeram muitas coisas erradas e caíram na desgraça. Jezabel pensava que estava protegida mas suas más ações acabaram por causar sua queda.