Quem foi Acabe?

Acabe foi um rei de Israel, marido de Jezabel, que foi condenado por sua idolatria e suas más ações. Acabe cometeu muitos pecados e deixou sua esposa cometer atrocidades em Israel. O profeta Elias viveu no tempo do rei Acabe.

Acabe era um rei poderoso e próspero, que fez várias grandes obras de construção. Mas ele fez o que Deus reprova e promoveu a idolatria em Israel. Influenciado por sua esposa, Acabe passou a adorar o deus Baal. A Bíblia diz que ele foi pior que todos os reis de Israel que vieram antes dele! - 1 Reis 16:32-33

Por causa do pecado de Acabe, Elias profetizou que não iria chover. Depois de três anos de seca, Elias confrontou Acabe por seu pecado e matou todos os sacerdotes idólatras do país. Acabe voltou para casa e contou o que tinha acontecido a Jezabel, que jurou matar Elias (1 Reis 19:1-2).

Veja aqui a história de Jezabel.

Mais tarde, o rei da Síria atacou Israel. Acabe tentou fazer um acordo de paz mas as exigências do rei da Síria eram muito grandes. Então um profeta anunciou a Acabe que Deus iria derrotar o exército sírio. Acabe obedeceu às ordens de Deus, que recebeu do profeta, e derrotou o rei da Síria em duas grandes batalhas. Acabe capturou o rei da Síria mas deixou-o viver e fez um tratado de paz com ele. Então um profeta condenou Acabe, porque o rei da Síria era ruim e merecia a morte. Acabe ficou muito irritado por causa dessa mensagem (1 Reis 20:42-43).

A vinha de Nabote

Algum tempo depois, Acabe tentou comprar a vinha de um homem chamado Nabote. A vinha ficava junto do palácio do rei e ele queria usá-lo como uma horta. Mas Nabote se recusou a vender a herança que tinha recebido de seus pais. Acabe amuou, se deitou na cama e se recusou a comer. Jezabel repreendeu Acabe por sua atitude infantil e engendrou a morte de Nabote (1 Reis 21:7). Quando Acabe ouviu que Nabote estava morto, ele tomou posse da vinha, sem remorsos.

Por causa da atitude cruel e egoísta de Acabe, Elias profetizou que ele e todos os homens de sua família iriam ser mortos e os cachorros iriam lamber seu sangue no lugar onde lamberam o sangue de Nabote (1 Reis 21:19-21). Quando Acabe ouviu isso, ele jejuou e passou a viver com humildade. Por isso, Deus não destruiu sua família durante seu reinado.

Veja também: quem foi Elias na Bíblia?

A morte de Acabe

Depois de três anos de paz, Acabe decidiu se juntar ao rei de Judá para atacar a Síria. Antes de ir para a batalha, os dois reis consultaram os profetas, que lhes garantiram que iriam vencer. Mas o rei de Judá queria outra opinião. Acabe então mandou chamar um profeta chamado Micaías, embora não gostasse dele, porque nunca profetizava nada de bom sobre Acabe (1 reis 22:8).

De início, Micaías disse que iriam ser vitoriosos mas o rei insistiu que não mentisse. Então Micaías revelou que era uma armadilha, porque Deus queria que Acabe morresse. Zangado, Acabe mandou prender Micaías até que ele voltasse da batalha (1 Reis 22:26-27). Acabe foi para a batalha disfarçado mas uma seta atirada por acaso o atingiu e ele morreu com o ferimento. Os cachorros lamberam seu sangue no lugar onde Nabote tinha morrido, tal como Elias tinha profetizado (1 Reis 22:37-38). Mais tarde, toda sua família foi exterminada, por causa de seus pecados.

Descubra aqui as 5 caraterísticas destrutivas de Acabe.