A alegria do Senhor é a nossa força - o que isso significa?

Em Deus encontramos uma alegria especial, que nos dá força. Outras alegrias passam e podem esgotar nossas forças mas a alegria de Deus nos renova e fortalece.

Neemias 8:10 diz que a alegria do Senhor fortalece. O povo de Israel estava chorando, triste, porque tinham ouvido os mandamentos de Deus e estavam arrependidos de seus pecados. Mas esse era um dia de perdão e restauração, porque Deus os tinha trazido de volta do exílio e os tinha ajudado a reconstruir o muro de Jerusalém, em tempo recorde! Era um dia de vitória e alegria, não de tristeza sem fim. Por isso, os israelitas pararam de chorar e celebraram a bondade de Deus com alegria (Neemias 8:11-12).

A alegria da salvação

Deus faz o mesmo em nossas vidas. O pecado causa sofrimento, dor e tristeza. Quando reconhecemos nossos erros e nos arrependemos, ficamos tristes. Mas depois Deus nos oferece perdão, por meio de Jesus Cristo, e nos consola. Quando Deus nos salva do pecado, nossa tristeza é transformada em alegria! - Salmos 30:11-12

A salvação é uma alegria eterna, que ninguém nos pode tirar. Todos passamos por tempos de tristeza mas depois temos a promessa que a tristeza vai passar e a alegria de Deus nos vai renovar. E, um dia, não haverá mais tristeza. A alegria vai durar para sempre!

Veja também: como posso ser mais feliz?

Alegria forte

A alegria do Senhor nos dá força! As alegrias que o mundo oferece muitas vezes esgotam nossas forças e, quando acabam, nos deixam exaustos, doentes e tristes. Mas a alegria de Deus é uma bênção.

Sua alegria nos dá força para enfrentar as dificuldades, sem desistir. A alegria nos dá esperança onde não parece haver solução e nos ajuda a ficar firmes enquanto esperamos o livramento de Deus (Romanos 15:13). A alegria do Senhor também nos ensina a apreciar todas as bênçãos que Deus nos dá, enchendo nossos corações de gratidão e eliminando a inveja e o descontentamento com Deus.

Veja também: o que é esperança?

Não passamos todos os dias sorrindo e cantando mas em Jesus temos uma alegria que dura. A alegria do Senhor é mais profunda, firme e duradoura. Ela é mais forte que a tristeza e o sofrimento e não acaba (João 16:22). A alegria do Senhor nos firma na Rocha, que é Jesus, e nos livra do desespero.