Qual é o significado de benignidade?

Benignidade significa dedicação ao bem. Quem tem benignidade tem seu coração virado para fazer o bem, rejeitando a malícia e a crueldade. A pessoa benigna quer fazer o bem a outros, não o mal.

Dependendo da tradução, outros sinônimos para benignidade na Bíblia podem ser:

Todas essas palavras indicam um comprometimento com o bem, querendo o melhor para o próximo. Onde há benignidade, não há lugar para maldade nem ódio, porque as ações são guiadas pelo amor.

A benignidade vem de um coração cheio do amor de Deus. Ele nos ama e quer nosso bem, apesar das coisas erradas que fazemos. Deus é cheio de benignidade! Quando entendemos a benignidade de Deus, aprendemos a ser benignos com outras pessoas também. Assim como Deus nos ama e ajuda, sem merecermos, nós também devemos amar e ajudar nosso próximo.

Veja aqui: o que a Bíblia diz sobre ajudar o próximo?

As caraterísticas de uma pessoa benigna

A pessoa benigna tem muito amor no coração, que influencia a forma como vive. A benignidade se revela em:

Amar o bem

A pessoa benigna não se alegra com a maldade nem a injustiça mas fica feliz quando o bem prevalece. Ela procura sempre fazer o bem, rejeitando os impulsos para fazer coisas erradas.

Não guardar rancor

Quem tem benignidade perdoa os outros, não guardando rancor por ofensas cometidas. O amor de Deus mostra que todos somos pecadores e precisamos de perdão, que Deus dá de graça. Nós também devemos perdoar de graça. Em vez de procurar vingança por maldades cometidas, a pessoa benigna quer o bem, até para seus inimigos, e procura perdoar.

Leia aqui: o que é perdão?

Ajudar outros

A benignidade não é apenas uma atitude do coração! Ela se expressa nas ações. Quem tem benignidade procura ativamente fazer o bem aos outros, ajudando seu próximo naquilo que pode. Não há lugar para o egoísmo, o desinteresse nem a inveja, por que o bem dos outros é uma coisa preciosa.