Como falar com Deus?

Falar com Deus é muito simples! Deus é uma pessoa, por isso você pode falar com ele do jeito que você fala com outras pessoas. Normalmente chamamos falar com Deus de oração.

Você pode falar com Deus em qualquer lugar e em qualquer tempo, porque Deus está sempre presente, lhe escutando. Ele quer falar com você! Mas, para isso, você precisa crer que Deus existe e que você pode se aproximar dele por meio de Jesus (Hebreus 11:6). Ninguém tem uma conversa séria com alguém em quem não acredita!

Não existe nenhuma fórmula exata para falar com Deus. Se lhe ajudar, você pode usar a oração do Pai Nosso para guiar a conversa, mas você também pode falar de outras formas. Quando você fala com Deus, você pode:

Agradecer

Se você pensar com cuidado, você encontrará muitas razões para agradecer a Deus! Tudo de bom vem dele. Agradecer é uma forma de mostrar seu apreço por Deus e reconhecer a ação dele em sua vida (Filipenses 4:6). A gratidão lhe aproxima de Deus.

Fazer pedidos

Nada é impossível para Deus. Ele dá o sustento e tem poder para providenciar aquilo que você precisa. Quando você precisa de alguma coisa ou de alguma orientação, a primeira pessoa a quem você deve recorrer é Deus! Mas também é importante pedir que a vontade de Deus seja feita, mesmo se for diferente da sua (Mateus 6:9-10).

Perdoar e pedir perdão

Quando você comete um erro, a primeira pessoa que você fere é Deus. Por isso, é importante pedir perdão a Deus quando você reconhece algum pecado em sua vida (1 João 1:9). A Bíblia também diz que você deve perdoar outras pessoas que lhe feriram. Você pode contar para Deus que você perdoa essas pessoas (e pedir ajuda para perdoar e sarar as feridas). Deus fica muito feliz em ouvir isso.

Veja também: como orar?

Conversar

Não há limite para os assuntos sobre os quais você pode conversar com Deus! Fale com Ele sobre aquilo que está em seu coração. Você pode desabafar com Deus.

Escutar

Falar com Deus é como uma conversa com outra pessoa: você fala mas também precisa ouvir. Ao falar com Deus você pode ter momentos de silêncio e reflexão, procurando as respostas de Deus. Você também pode ouvir Deus falando com você através:

  • Da Bíblia
  • De outras pessoas
  • Respostas diretas
  • Situações que acontecem

Leia aqui mais: Deus ainda fala hoje?