Cristão pode se separar? O que a Bíblia diz sobre separação?

O casal cristão só deve se separar em último recurso. O casamento é um compromisso sério, abençoado por Deus. Antes de decidir se separar, o cristão precisa lutar para salvar seu casamento.

A Bíblia permite a separação por motivos sérios, como o adultério. No entanto, a melhor solução é sempre o arrependimento e o perdão, que levam à reconciliação. Por causa da dureza do coração das pessoas, isso nem sempre acontece. Por isso, Deus permitiu o divórcio, para livrar as pessoas de situações de muito sofrimento (Mateus 19:8).

A Bíblia não permite a separação por qualquer motivo. O casamento é sagrado e exige responsabilidade e compromisso. Vão haver brigas e problemas mas o casal precisa aprender a lidar com isso de forma saudável, em vez de fugir. Jesus disse “O que Deus uniu, ninguém separe” - Mateus 19:6

Leia aqui: Deus perdoa o divórcio?

As leis sobre o casamento, a separação e o divórcio na Bíblia são exigentes porque visam proteger os mais vulneráveis. Uma mulher abandonada pelo marido, nos tempos da Bíblia, não tinha forma de se sustentar e podia ser abusada. Sem as leis da Bíblia, a mulher ficava à mercê dos caprichos do marido, que a podia substituir a qualquer altura. A Bíblia nos ensina a tratar os outros, especialmente o cônjuge, como pessoas importantes, com valor, não como descartáveis.

E quando há violência?

A Bíblia ensina que o marido deve cuidar da esposa e a esposa deve respeitar o marido. Quando há violência no casamento não há cuidado nem respeito. Isso poderá ser visto como uma forma de infidelidade. Se há perigo e o cônjuge não se arrepender, a separação é uma opção válida. Quando há filhos, ficar num casamento violento pode ser perigoso para as crianças.

Veja aqui: o que Deus diz sobre violência doméstica? Como um cristão deve reagir?

Mais uma vez, a melhor solução é a reconciliação. Isso não significa voltar à mesma situação. A vítima perdoa mas o ofensor tem de admitir seu erro e mudar seu comportamento. A mudança verdadeira vem de Jesus e é muito importante pedir Sua ajuda (1 João 5:14-15). Também há pastores e programas de assistência que podem ajudar a reconstruir o casamento.