Deus sabe todas as coisas?

Sim, Deus sabe todas as coisas. Deus vê tudo que existe, no passado, no presente e no futuro. Ele também conhece nossos pensamentos, motivações, problemas, emoções... Nada está escondido de Deus (1 João 3:20).

Deus criou tudo que existe e sabe o que vai acontecer com tudo que criou. Ele observa tudo e conhece cada detalhe (Mateus 10:30). Deus é omnisciente. Isso significa que não há nada que Ele não conhece.

Deus sabe tudo sobre nós. Mesmo antes de nascermos, Deus sabia tudo que iria acontecer em nossas vidas (Salmos 139:16). Não há ninguém que nos conhece tão bem como Deus.

Não precisamos esconder nada de Deus. Ele conhece tudo sobre nós e ainda nos ama! Podemos ser completamente honestos com Deus e confiar que Ele está no controle e vai cuidar de nós (Romanos 8:28). Quando pecamos, sabemos que não podemos esconder o erro de Deus mas precisamos pedir perdão. Deus perdoa quem se arrepende.

Veja aqui: o que é a predestinação?

Se Deus sabe tudo, por que faz perguntas?

Em algumas partes da Bíblia, Deus pergunta o que as pessoas estão fazendo. Mas Ele já sabia a resposta. As perguntas de Deus servem para:

  • Confrontar – as perguntas de Deus revelam o pecado e nos confrontam com a necessidade de arrepender e pedir perdão – Gênesis 4:8-10
  • Dar oportunidade – Deus nos dá a oportunidade nos analisarmos e expressarmos – 1 Reis 19:9-10

Deus conhece a resposta. Mas muitas vezes nós não conhecemos. As perguntas de Deus servem para nos revelar a verdade.

Se Deus sabe tudo, nós temos escolha?

Sim, nós ainda temos escolha. Nós temos livre-arbítrio, liberdade para escolher o que vamos fazer. Todas as nossas escolhas são limitadas pelas nossas circunstâncias mas ainda temos liberdade. Nós somos responsáveis por nossas escolhas (Romanos 2:6-8).

Veja também: o que é o livre-arbítrio?

Nós escolhemos mas Deus já sabe o que vamos fazer. Imagine que você encontrou um livro de História escrito no futuro. Você lê o livro e descobre tudo que vai acontecer nos próximos 30 anos. Deus já viu o futuro (Isaías 46:9-10).

Deus conhece nossas escolhas e as usa para cumprir Seus propósitos. Ele nos deixa escolher mas nossas escolhas não conseguem frustrar Seus planos (Salmos 33:11).