O que é a predestinação?

Predestinação significa algo que já foi determinado, ou decidido. A predestinação é aquilo que Deus já determinou que vai acontecer. A Bíblia fala sobre predestinação mas também diz que cada pessoa tem liberdade para escolher o seu destino (livre arbítrio).

Onde na Bíblia fala sobre predestinação?

  • Atos dos Apóstolos 4:27-28 – aqui mostra que Deus já tinha planeado a morte e ressurreição de Jesus antes de acontecer. Nada acontece sem a permissão de Deus.
  • Romanos 8:28-30 – Deus conhece quem vai se arrepender e Ele trabalha na vida dessas pessoas, para que se tornem mais justos, como Jesus.
  • Efésios 1:4-6 – a salvação é um presente que Deus dá de graça e que Ele planeou há muito tempo.

A Bíblia também diz que quem é salvo é eleito, ou escolhido por Deus. Ninguém pode ser salvo se não for chamado por Deus (João 6:44).

E eu, não tenho livre arbítrio?

Sim, você tem livre arbítrio. A predestinação não significa que você não tem escolha. Deus nos criou com poder para tomar decisões, à Sua imagem e semelhança. Nós não somos Seus “fantoches”. Pode ser difícil de entender mas ao mesmo tempo temos livre-arbítrio e Deus já predestinou nossa salvação.

Essa é uma forma de ver a predestinação e o livre-arbítrio:

Deus é soberano sobre todas as coisas, Ele pode fazer tudo que quer. Mas Ele nos ama e quer que nós O amemos de volta. O amor é uma escolha, uma criatura sem vontade própria não pode realmente amar. Então Ele nos deu esse poder de escolha. Mas Deus não está dentro das regras do tempo. Ele é eterno, para Ele o tempo não existe. Ele vê tudo o que aconteceu, acontece e vai acontecer ao mesmo tempo. Ele sabe todas as coisas. Isso significa que Ele já sabe a decisão de cada pessoa, porque para Ele já aconteceu.

Veja aqui: o que é o livre-arbítrio?

Deus quer que toda a gente seja salva e Jesus morreu por todos, não só por alguns (1 Timóteo 2:3-4). É por isso que o evangelho é pregado em todas as partes do mundo, para chamar pessoas para a salvação. A predestinação não significa que Deus é cruel ou seletivo. A predestinação significa que Deus faz todo o trabalho que você não consegue, para que você possa ser salvo: enviou Jesus para pagar seus pecados, fez com que essa mensagem chegasse até você hoje, fez isso captar sua atenção e chamou você para aceitar Seu grande amor por você. Ele até dá o dom da fé a quem pedir!

Deus já preparou o caminho todo para você ficar salvo, só deixou o último passo com você – decidir aceitar o sacrifício de Jesus por você e deixar Ele ser seu senhor e amigo (Romanos 10:9-10). Essa é sua decisão.

Veja também: Deus é justo?

Deus já viu sua decisão e age em conformidade no resto de sua vida. A quem rejeita, Ele ainda dá a chance de aceitar até morrer, e quem aceita, Ele trabalha em sua vida para seu bem. Mas Ele nos ama tanto que não impõe Sua maneira, mas nos permite tomar decisões e trabalha com essas decisões para cumprir Seus propósitos. Nós não merecemos mas Ele faz tudo por nós e o melhor que podemos fazer é aceitar esse amor maravilhoso e agradecer.