Doar sangue ou fazer transfusão é pecado?

Não é pecado doar sangue ou fazer transfusão. A Bíblia não fala sobre a transfusão de sangue porque esse procedimento médico não existia quando foi escrita. Transfusão de sangue não é comer sangue.

O valor do sangue

Na Bíblia, o sangue simboliza a vida e é tratado com respeito. O sangue de animais era usado como sacrifício a Deus, para pagar pelos pecados. Além disso, comer sangue muitas vezes fazia parte de rituais pagãos que Deus detestava. Por isso, os judeus estavam proibidos de comer sangue.

No Novo Testamento, Jesus ensinou que todos os alimentos são puros para comer diante de Deus (Marcos 7:18-19). Por outro lado, os apóstolos deixaram a recomendação de não comer sangue, provavelmente por causa de sua associação com práticas pagãs.

Descubra aqui: um cristão pode comer sangue?

Transfusão de sangue - é permitido?

Uma transfusão de sangue é muito diferente de comer sangue. Comer implica que o alimento é processado pelo sistema digestivo. Transfusão é transferência direta de sangue compatível para as veias, sem digestão. Não há nenhum procedimento que se assemelha isso na Bíblia.

Mais que o sangue, a Bíblia considera a vida humana sagrada (Gênesis 1:27). A vida deve ser protegida. A transfusão de sangue já salvou muitas vidas, sem infringir nenhuma regra ética da Bíblia. A pessoa que recebe o sangue tem uma nova oportunidade para viver e servir a Deus. O valor da vida deve ser colocado acima do medo de possivelmente quebrar uma regra cerimonial que não afeta a vida espiritual.

Leia também: tatuagem é pecado?

Doar sangue

O sangue é precioso e muito importante para a vida do corpo. Por isso, é errado verter sangue por motivos rituais ou religiosos (Levítico 19:28). Mas doar sangue não tem esse propósito. Doar sangue serve para salvar a vida de outra pessoa.

Veja também: um cristão pode comer carne de porco?

Jesus, quando morreu na cruz, deu todo seu sangue para nos salvar. Esse foi um incrível ato de amor. Do mesmo jeito, Jesus disse que a maior expressão de amor é quando alguém dá sua vida por outra pessoa (João 15:12-13). Quando alguém morre salvando uma pessoa, é considerado um herói. Doar sangue é como doar um bocadinho de nossa vida para salvar alguém.