Dragão existe?

A Bíblia não diz se existe dragão de verdade. Na Bíblia o dragão é usado principalmente como metáfora para o diabo. Não há evidência que é uma criatura real.

O dragão é uma criatura mitológica que aparece em lendas pelo mundo inteiro. Tem escamas, voa e cospe fogo. Dependendo da lenda, pode ser uma criatura terrestre ou marinha; sábia ou ruim. Normalmente está associado à magia ou a coisas espirituais.

Não há evidência científica para a existência de dragões. A lenda do dragão pode ter surgido da mistura de caraterísticas de grandes animais animais terrestres ou marinhos, como os dinossauros.

Veja também: o que a Bíblia diz sobre dinossauros?

O dragão na Bíblia

No livro de Apocalipse o dragão é usado para representar o diabo. Ele usa sua força para lutar contra o povo de Deus mas no fim é derrotado (Apocalipse 12:7-9).

O diabo não é um dragão de verdade. Ele é um ser espiritual. Mas o dragão simboliza sua força e seu poder. O diabo, como um dragão, é um predador perigoso, que quer nos destruir (Apocalipse 12:17).

O dragão não aparece na Bíblia como uma criatura real, que se encontra na natureza. Ele apenas é usado para explicar realidades espirituais.

Leia aqui mais sobre o dragão de Apocalipse.

O Leviatã é um dragão?

O único animal que se parece com um dragão na Bíblia é o Leviatã. Ele é descrito em Jó 41 como um bicho que existe (ou existia) na natureza. A descrição do Leviatã em Jó é parecida com um dragão. O Leviatã:

  • É perigoso – Jó 41:8-9
  • Tem dentes grandes – Jó 41:14
  • Tem escamas duras, como armadura – Jó 41:15-17
  • Cospe fogo – Jó 41:18-21

Por outro lado, o Leviatã não voa nem tem poderes mágicos como um dragão. Por isso, é difícil dizer se o Leviatã é ou não um dragão. Mas, como o dragão, o Leviatã representa poder e perigo.

Quer saber mais sobre o Leviatã e o que poderá ser? Veja aqui: o que é o Leviatã?