O que é o Leviatã?

O Leviatã na Bíblia é um grande monstro marinho. Sua descrição se encontra em Jó 41:1-34. Ninguém sabe ao certo se o Leviatã é uma criatura verdadeira ou mitológica. Em outras partes da Bíblia o Leviatã simboliza o diabo.

De acordo com a descrição em Jó, o Leviatã é um monstro muito grande que mora no mar. Ele é muito forte e não pode ser domado nem caçado com lanças e arpões. Seu couro é duro como armadura e seus golpes são muito perigosos. Tem dentes grandes, fogo sai de sua boca e fumaça do seu nariz. Por onde passa deixa um rastro cintilante e agita muito a água.

Algumas pessoas pensam que o Leviatã pode ser:

  • Um crocodilo – as escamas duras e os muitos dentes do crocodilo combinam com a descrição em Jó; alguns crocodilos são muito grandes. Por outro lado, o crocodilo não cospe fogo
  • Um dinossauro – alguns dinossauros eram muito grandes e fortes, com couro duro. Mas não há evidência que dinossauros conviveram com seres humanos. Veja aqui: o que a Bíblia diz sobre dinossauros?
  • Um dragão – o dragão tem todas as caraterísticas do Leviatã mas é uma criatura mitológica; não há provas de sua existência. Se o Leviatã é um dragão, a descrição em Jó provavelmente é uma metáfora
  • Um monstro marinho desconhecido – cientistas estão sempre a descobrir novas criaturas monstruosas que moram nas profundezas do mar. O Leviatã pode ser um animal raro, ainda desconhecido pela ciência

Veja também: a Bíblia fala sobre unicórnio?

O Leviatã simbólico

O Leviatã é uma criatura formada por Deus, que representa força indomável e perigosa. Em algumas partes da Bíblia é usado para simbolizar as forças do mal e do caos, que lutam contra Deus (Isaías 27:1). O Leviatã, como o dragão, representa o diabo.

Em outras passagens, o Leviatã é apenas uma das criaturas de Deus, que depende d'Ele para seu sustento. Mesmo sendo impressionante e assustador, o Leviatã depende de Deus, como toda a criação (Salmos 104:25-27). O Leviatã nos lembra que somos fracos e precisamos de Deus.