Eu sou a videira verdadeira: explicação (Estudo Bíblico)

Jesus disse que é a videira verdadeira para mostrar como funciona nosso relacionamento com ele. Jesus é a videira, nós somos os ramos que dependem dele e o Pai é o agricultor que cuida de nós. Em Cristo podemos dar muitos frutos.

A videira verdadeira

Em João 15:1, Jesus explicou que ele é a videira verdadeira, porque somente nele temos vida. Não existe outra fonte de vida. A videira sustenta e alimenta os ramos. Sem Jesus, morremos.

A Bíblia diz que quando uma pessoa é salva, Jesus mora dentro dela. Espiritualmente, a pessoa morreu para o pecado, junto com Jesus na cruz, e agora recebe nova vida em Jesus. Assim como a seiva da videira dá vida aos ramos, Jesus dá vida aos seus seguidores (Gálatas 2:20).

Veja também: como posso ter certeza da vida eterna?

A videira e os ramos

Jesus também disse nós precisamos dele para dar fruto (João 15:4-5). Precisamos estar unidos com Jesus, recebendo vida dele, para crescermos e sermos produtivos. Sem Jesus, não podemos fazer nada.

Somos dependentes de Jesus. Assim como o ramo que não está unido à videira morre e seca, quem se afasta de Jesus fica sem vida (João 15:6). Os galhos secos, sem vida, serão destruídos no fogo mas quem está unido a Jesus tem a vida eterna.

O agricultor

Deus é o agricultor (João 15:1-3). Ele cuida de nossas vidas e nos guia para darmos bons frutos. Quando o agricultor encontra um ramo que não dá fruto, ele o corta, porque na verdade está morto. Da mesma forma, Deus cortará da vida eterna todos os que estão espiritualmente mortos.

O bom agricultor sabe cuidar dos ramos frutíferos. Assim como o agricultor poda e limpa os ramos para darem mais frutos, Deus limpa nossas vidas, retirando o pecado e todas as barreiras que nos impedem de dar bons frutos. Deus trabalha em nossas vidas e nos ajuda a crescer.

O fruto

Os bons ramos dão fruto, com a ajuda da videira e do agricultor. Jesus disse que Deus é glorificado quando damos fruto (João 15:8-10). Esse fruto não aparece logo, do nada. Ele nasce e cresce quando amamos a Deus e obedecemos a Seus mandamentos.

A Bíblia diz que o fruto do Espírito, que surge quando ficamos ligados em Jesus, é:

  • Amor
  • Alegria
  • Paz
  • Paciência
  • Amabilidade
  • Bondade
  • Fidelidade
  • Mansidão
  • Domínio próprio – Gálatas 5:22-23

Veja aqui mais sobre os frutos do Espírito.

Precisamos cultivar esse fruto, procurando crescer em nossa união com Jesus. Em Jesus temos tudo que precisamos para dar bons frutos!