Qual é o significado de galardão? O que é o galardão do cristão?

Galardão significa recompensa. A Bíblia fala sobre recompensas para cada pessoa, de acordo com o que fez. Mas esse tipo de galardão é diferente da salvação, que é pela fé, não é merecida por obras.

A Bíblia diz que Deus retribui a cada um de acordo com o que fez (Romanos 2:6-8). Para os que rejeitam os caminhos de Deus, haverá castigo eterno, mas para os que creem em Jesus, haverá o galardão da vida eterna. Todos merecemos condenação por nossos pecados mas Jesus veio para nos salvar. Agora, para receber a recompensa da salvação, basta crer em Jesus!

A vida eterna é um galardão que Deus dá por sua bondade, não por trabalharmos mais ou menos para ele (Efésios 2:8-9). Jesus mostrou que a recompensa da vida eterna é igual para todos, quer trabalhem muito, quer pouco, na parábola dos trabalhadores da vinha. Nessa parábola, cada pessoa trabalhou horas diferente mas todos receberam o mesmo salário (Mateus 20:13-15). Isso é porque ninguém merece a salvação, é Deus que dá de graça.

Veja aqui: como aceitar Jesus como salvador?

O galardão individual do cristão na Bíblia

A Bíblia diz que Deus dá galardões especiais a quem faz certas coisas. Por exemplo, há uma recompensa preparada para quem ajudar um seguidor de Jesus (Mateus 10:40-42). Mas a Bíblia não diz se esses galardões serão recebidos no Céu ou ainda em vida.

Algumas passagens da Bíblia parecem indicar que no Céu cada crente receberá um galardão de acordo com as obras de sua vida. Esse galardão não é a vida eterna mas possivelmente uma recompensa extra (1 Coríntios 3:12-15).

Isso não significa necessariamente que haverá “níveis” de cristãos no Céu, uns mais abençoados que outros. Provavelmente significa que Deus vai dar presentes individualizados a cada pessoa, de acordo com o caráter e a personalidade de cada um. Em vez de nos preocupar com merecer uma posição “melhor” no Céu, devemos nos preocupar em dar nosso melhor para Deus nos aproximarmos mais dele, confiando que Ele tem o melhor preparado para nós.

Veja também: o que é o terceiro céu? Quantos céus existem na Bíblia?

Outros galardões na Bíblia

O hipócrita, que gosta de exibir sua “santidade”, já recebeu seu galardão, porque recebe a admiração de outras pessoas (Mateus 6:2-4). Mas esse galardão não tem valor, porque não dura e no fim só traz miséria. O galardão do pecado pode parecer bom por um tempo mas sempre se torna ruim.

Os galardões de Deus são o que devemos realmente desejar. Ainda nesta vida podemos receber galardões como alegria e satisfação em Deus, vitória sobre os problemas e as tentações, sabedoria e muita esperança. Deus tem muitos galardões preparados para quem O segue fielmente!