O que a Bíblia ensina sobre a identidade de gênero?

A Bíblia ensina que é natural e correto se identificar com o gênero correspondente ao seu sexo biológico. Homens e mulheres têm diferenças físicas mas têm o mesmo valor diante de Deus. Tentar se identificar com um gênero que não corresponde ao seu corpo físico não é sensato nem saudável.

A diferença entre sexo, gênero e orientação sexual

Atualmente, a sociedade procura distinguir sexo, gênero e orientação sexual.

O sexo é a natureza biológica da pessoa, definida pelos seus cromossomos, hormônios e órgãos reprodutores. Entre os seres humanos, existem dois sexos: macho e fêmea. Uma pequena minoria tem algumas caraterísticas físicas dos dois sexos mas a vasta maioria tem um sexo bem definido. Ou seu corpo foi projetado para receber um bebê dentro de si, ou não foi.

O gênero é como a pessoa ou a sociedade identifica e categoriza as pessoas. É impossível separar o gênero do sexo porque o sexo é a base dessa categorização. Quando falamos de gênero, não estamos avaliando inteligência, beleza ou outra caraterística qualquer. Estamos tentando entender se a pessoa parece homem ou mulher.

A forma como avaliamos o gênero de uma pessoa é mais complicada que as caraterísticas físicas claramente definidas. Também temos ideias sobre como homens e mulheres devem se comportar, vestir e relacionar na sociedade. Por exemplo, quando uma mulher é forte e gosta de desporto, muitas vezes é acusada de não ser muito “feminina”. Ela continua sendo completamente mulher mas sai um pouco fora do padrão das coisas secundárias associadas à mulher. Esses padrões mudam com o tempo e são diferentes em culturas diferentes.

Orientação sexual é com quem cada pessoa prefere ter relações sexuais: com homens ou mulheres ou os dois. Não está necessariamente associado ao gênero com que a pessoa se identifica. Por exemplo, Um homem que se identifica como mulher pode gostar de homens ou de mulheres.

Veja também: o que a Bíblia diz sobre o homossexualismo?

O que a Bíblia diz sobre o gênero?

A Bíblia ensina claramente que Deus criou o homem e a mulher (Gênesis 1:27). Não existe nenhuma referência a outro tipo de gênero na Bíblia. Mas a Bíblia não define rigidamente os papéis sociais do homem e da mulher. Na verdade, ela mostra várias culturas diferentes, ao longo do tempo, onde esses papéis são muito variados.

Em Deuteronômio 22:5, Deus proibiu os israelitas de se vestirem como pessoas do sexo oposto. A razão dada era que Deus tem aversão a isso. Deus não muda, logo Deus continua a não gostar quando as pessoas se vestem como o sexo oposto. Essa regra não se refere a fantasias ou disfarces, quando as pessoas sabem que não são mesmo desse gênero. Está falando sobre tentar ser algo que você fisicamente não é.

A pessoa saudável se identifica com o mesmo gênero que seu sexo físico.

Algumas pessoas sofrem muito porque sentem que estão no corpo errado. Mas a Bíblia diz que Deus criou cada pessoa com muito cuidado e atenção (Salmos 139:13-14). Quando rejeitamos nosso corpo físico, rejeitamos quem somos, nossa identidade. Precisamos aprender a aceitar quem somos. Mas isso não significa que temos de agir exatamente de acordo com os padrões de nossa sociedade. Nosso gênero é definido por nosso sexo físico, não pelos estereótipos da sociedade.

Mesmo assim, é importante deixar nosso gênero claro, para não causar confusão. Isso pode ser feito através de pequenos detalhes, como a roupa que usamos. Precisamos encontrar o equilíbrio, aceitando nosso verdadeiro gênero, expressando nossa personalidade e procurando não causar escândalo (Romanos 14:16).

Descubra aqui: o que é um eunuco na Bíblia?

Não me identifico com meu sexo, o que devo fazer?

Primeiro, você precisa saber que Jesus lhe ama! Não importa o estado em que você está, você pode vir para Jesus. Ele oferece a salvação de graça. Basta crer.

Se você ama Jesus, procure ouvir o que ele quer lhe dizer. Jesus vai lhe mostrar o caminho certo. Pode levar tempo, mas você vai ver a diferença. A verdade lhe libertará (João 8:31-32). Deixe Cristo definir sua identidade.