Como lidar com a rejeição?

A melhor maneira de lidar com a rejeição é saber que existe alguém que nunca lhe vai rejeitar: Jesus. Todas as pessoas passam por rejeição mas, com a ajuda de Jesus, você pode lidar com a rejeição de maneira saudável.

A rejeição pode acontecer em várias situações diferentes da vida, como nos relacionamentos amorosos, nas amizades ou no trabalho. Outra pessoa rejeita algo seu, se afastando de você. Isso dói porque todos queremos nos sentir aceites e ter união com outras pessoas. A Bíblia diz que o homem não foi criado para estar só.

Quando você se sente rejeitado, a Bíblia tem algumas verdades importantes que lhe vão ajudar a superar essa dor:

Jesus lhe ama!

Jesus nunca rejeita quem vem para ele (João 6:37). Mesmo se você se sente desprezado, humilhado, sem valor, sem o direito de ser amado, Jesus lhe ama. Ele conhece suas falhas mas ele ama você porque você foi criado por Deus, à Sua imagem e semelhança. Seu amor é incondicional.

Existem muitas razões por que uma pessoa rejeita outra. Pode ser uma falha sua, ou uma falha dela, ou as circunstâncias não estão certas. Mas Jesus não vai rejeitar você. Ele rejeita o pecado mas ele ama você e quer estar sempre com você, transformando toda sua vida. Basta você crer nisso.

Seu valor não depende da aceitação de outras pessoas. Seu valor vem da aceitação de Jesus.

Veja também: o que Deus diz sobre mim?

Jesus entende a dor da rejeição

Jesus também foi rejeitado. Ele veio para salvar o mundo de seus pecados mas muitas pessoas o desprezaram (e ainda desprezam). Jesus foi tão rejeitado que até foi morto pelas pessoas que veio salvar (Isaías 53:3-4).

Jesus veio para trazer esperança aos rejeitados. O pecado afasta de Deus mas o sacrifício de Jesus na cruz nos une a Ele novamente. Quando você se arrepende de seus pecados e crê em Jesus, ele promete estar com você para sempre! Você nunca vai estar sozinho, mesmo quando outras pessoas lhe rejeitam (Romanos 8:38-39). E Jesus lhe consolará da rejeição. 

Perdão liberta da amargura

A rejeição pode causar muitos sentimentos negativos, que podem ser ruins para sua vida. Um deles é o ressentimento. Quando você se sente muito zangado com a rejeição e esse sentimento não vai embora, você precisa perdoar.

O perdão sara a dor da rejeição. Você se liberta do desejo de retribuição e o amor de Deus restaura do sofrimento. Não guarde a mágoa! Perdoe e entregue o que aconteceu a Deus (Efésios 4:32).

Leia aqui: o que a Bíblia ensina sobre o perdão?

Nem todos vão rejeitar você

Deus sabe do que você precisa e cuida de suas necessidades. Se você necessita de amigos, de uma família ou de um emprego, Ele vai lhe ajudar a encontrar aquilo que você precisa (2 Coríntios 9:8). Confie em Deus e Ele vai lhe guiar. Existem pessoas que não vão lhe rejeitar.

Não tenha medo da rejeição. Com Jesus, você tem força para enfrentar os desafios de conviver com outras pessoas.