O que é uma manjedoura?

Uma manjedoura é o lugar onde se coloca a comida dos animais. Quando Jesus nasceu, não havia lugar para ele a hospedaria. Por isso, seus pais o colocaram em uma manjedoura. Seu nascimento em uma manjedoura mostra como Jesus veio para se identificar com os mais pobres e desprezados.

No tempo de Jesus, muitas pessoas criavam animais domesticados por motivos práticos. Os animais podiam servir como alimento, transporte e fornecedores de matéria-prima. Os animais normalmente eram guardados em currais, estábulos ou grutas, onde dormiam e se alimentavam.

Os donos colocavam a comida dos animais dentro de caixas de pedra ou madeira, que facilitavam o acesso e impediam os animais de espalhar a comida por todo lado. Essas caixas são chamadas manjedouras.

Veja também: o que Deus diz sobre os animais?

Por que Jesus foi colocado em uma manjedoura?

Quando Maria e José chegaram a Belém, a hospedaria estava cheia. Jesus nasceu mas não havia lugar para ele! Por isso, eles pegaram em uma manjedoura e colocaram Jesus para dormir dentro dela (Lucas 2:6-7). A manjedoura serviu como o primeiro berço de Jesus.

Leia aqui mais sobre o nascimento de Jesus.

Jesus é nosso rei mas ele veio à terra para ser servo (Marcos 10:45). Em toda sua vida na terra, Jesus viveu nas condições mais humildes, sem riquezas nem privilégios. Isso começou logo com seu nascimento em uma manjedoura.

Jesus nem sequer teve um berço! Seus pais tiveram que improvisar com uma manjedoura. Em seu nascimento, Jesus já se identificou com os mais pobres e necessitados. Ao fazer isso, ele deu uma nova dignidade à humanidade, mostrando que todos têm valor para Deus, até mesmo as pessoas mais desprezadas e abandonadas pela sociedade.

Ninguém iria querer colocar seu filho em uma manjedoura, em vez de um berço de verdade. Mas Jesus escolheu se colocar nessa situação quando assumiu forma humana. Jesus veio para fazer o que mais ninguém queria fazer. Ele veio para nos salvar, sacrificando sua própria vida por nós.