O que a Bíblia diz sobre cremação

A Bíblia não é clara sobre o assunto, mas pelos exemplos que dá podemos concluir que a cremação não é errada, desde que não seja em adoração a outros deuses. O importante é mostrar respeito pelos mortos e por Deus. Cremação não era a forma mais comum de dispor dos mortos nos tempos da Bíblia.

A cremação aparece poucas vezes na Bíblia. A primeira vez que acontece é em Josué 7:25-26, quando o povo apedrejou um homem que tinha cometido pecado e sua família e depois queimou seus corpos, junto com tudo o que tinham. Os ossos, que são muito mais difíceis de queimar, depois foram enterrados. Neste caso a cremação foi usada como punição, para apagar qualquer vestígio desse homem e seu pecado. Outro caso bem diferente foi a cremação de Saul e seus filhos (1 Samuel 31:11-13). Os filisteus tinham pendurado seus corpos no muro de sua cidade como troféus. Então alguns israelitas tiraram os corpos de lá e os queimaram, provavelmente para evitar que os filisteus voltassem a usá-los como troféus. Davi depois agradeceu essas pessoas por o que fizeram (2 Samuel 2:4-6), dando a entender que a cremação não é um pecado.

A forma mais comum de dispor dos mortos na Bíblia era o enterro. Muitas famílias tinham como propriedade uma sepultura, onde enterravam vários membros da família. Um exemplo é a sepultura da família de Abraão, onde ele, Sara, Isaque, Rebeca, Lia e Jacó foram enterrados (Gênesis 49:29-31). A Bíblia fala de lugares com vários sepulcros, que provavelmente seriam parecidos com o que hoje chamamos de cemitérios (Marcos 5:2-3).

Tanto Jacó como José foram embalsamados e colocados em sarcófagos, ao jeito dos faraós do Egito (Gênesis 50:2-3; Gênesis 50:26). Esses foram casos especiais, ligados à cultura dessa altura. O embalsamento no Egito estava muito associado ao culto do deus Osiris, mas a Bíblia não condena esses dois casos, porque não foi feito com a intenção de adorar outros deuses.

Cremação é uma prática pagã?

Em muitas culturas pagãs orientais e do norte da Europa era e é costume cremar os mortos. Mas em Israel e nos povos vizinhos era mais normal enterrar. É mais uma questão cultural. O “fazer passar pelo fogo” de que a Bíblia fala não era cremação, era sacrificar pessoas (normalmente vivas) no fogo a um deus pagão, coisa que era abominável para Deus (Jeremias 7:31).

Posso ser cremado?

Sim, a Bíblia não tem mandamento sobre enterrar ou cremar. Cada um pode escolher, de acordo com sua convicção (Romanos 14:22). Algumas pessoas entendem o enterro como uma forma de mostrar que acreditamos na ressurreição. Outras pessoas simplesmente veem o enterro e a cremação como formas de despedir os mortos com dignidade. Também é preciso pensar se a cremação é aceitável na cultura em que você vive. Cada pessoa deve orar e pedir orientação a Deus quanto ao assunto.

Veja também: Um cristão pode ser cremado? (o que diz a Bíblia)