O que a Bíblia diz sobre maquiagem?

Embora a Bíblia não aborde o assunto da maquiagem diretamente, ela fala sobre o princípio da modéstia que deve reger nossas decisões sobre o uso - ou não - da maquiagem.

Crente pode usar maquiagem?

Será que usar maquiagem é pecado? Não. A Bíblia não condena o uso da maquiagem em si.

Devemos lembrar que muitas das circunstâncias em que a Bíblia menciona embelezamento através da maquiagem, ela está usando uma metáfora, para mostrar como o povo de Deus "se prostituiu" com outros povos. Em Jeremias 4:30, por exemplo, o autor está falando com Jerusalém, assim como acontece em Ezequiel 23:40-42​ (a mulher que pinta seus olhos é novamente Jerusalém).

Estas passagens são muitas vezes usadas para condenar o uso da maquiagem, mas essas mesmas passagens falam sobre tomar banho, e deitar no sofá. Será isso também proibido?

Veja também: segundo a Bíblia o que é vaidade?

A "beleza interior"

Embora a Bíblia não proíba o uso da maquiagem, as mulheres cristãs são exortadas a cuidarem mais da sua "beleza interior", do que da sua aparência externa. 1 Timóteo 2:9-10 e 1 Pedro 3:3-4 nos dizem que é mais importante procurarmos sermos discretos, e não chamarmos a atenção para nós mesmos. 

Usar - ou não usar - maquiagem não torna uma pessoa pura ou impura. Jesus explicou em Mateus 15:11 que as coisas que nos tornam impuros não são externas, mas vêm de dentro do nosso coração.

A Bíblia nos diz que "o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração" (1 Samuel 16:7). A opinião de Deus é que conta! E nós deveríamos ser mais como Ele também (João 7:24).

Qual a sua motivação?

Qual é o motivo do coração da pessoa que usa maquiagem? Atrair atenção masculina? Chamar a atenção para si mesma? Ser igual ao resto das mulheres, seguindo os padrões de beleza ditados pelo mundo? Ou a motivação é pura, e a decisão feita de consciência tranquila perante Deus?

O uso da maquiagem, ou qualquer outra forma de embelezamento externo, não só para as mulheres como também para os homens, deve ser regido pela nossa consciência, tendo por base o princípio da modéstia.

Veja aqui: qual o significado de modéstia segundo a Bíblia?

O que importa é o seu coração. Em todas as circunstâncias os cristãos, homens ou mulheres, devem procurar glorificar a Deus em tudo o que fazem (1 Coríntios 10:31). Na hora de cuidar da sua aparência também.