O que é a verdade?

A verdade é aquilo que existe, é real, é correto, o contrário da mentira. A Bíblia diz que a verdade é a Palavra de Deus, que foi revelada em Jesus Cristo. Podemos conhecer a verdade.

A verdade é algo absoluto. É a realidade e não muda, nem depende da opinião das pessoas. A verdade continua a ser a verdade, mesmo quando ninguém acredita que é a verdade. A verdade é muito grande. Ela engloba toda a realidade.

O que a Bíblia diz sobre a verdade?

A Bíblia diz que a verdade existe e pode ser conhecida. Não está fora de nosso alcance. Devemos procurar a verdade porque a verdade nos liberta (João 8:32).

Veja também: a Bíblia é uma mentira?

Na Bíblia, a verdade é o contrário da injustiça. A injustiça vem da mentira e do engano mas a verdade traz justiça. O diabo luta contra a verdade, porque prefere a mentira e quer nos destruir (João 8:44). Ele sabe que a verdade tem poder para nos salvar.

De acordo com a Bíblia, a verdade está em Deus. Ele sabe todas as coisas e criou tudo que existe. Deus não mente; tudo que diz é verdadeiro (Salmos 119:160). Podemos encontrar a verdade na palavra de Deus.

Deus revelou a verdade ao mundo através de Jesus. Quando Jesus veio como homem, ele nos mostrou a verdade de uma forma que podemos compreender. Jesus é a expressão exata de Deus na terra e falou apenas a verdade (João 1:17-18; Hebreus 1:3).

Veja aqui: o que significa "Eu sou o caminho, a verdade e a vida"?

Como podemos conhecer a verdade?

Podemos conhecer a verdade através de Jesus. Jesus é a verdade e revela Deus para nós. Quem aceita a verdade que Jesus morreu por seus pecados e decide viver para ele fica liberto do poder do pecado (Efésios 1:13-14).

Cada crente deve procurar conhecer cada vez mais a verdade de Deus. Para nos ajudar, temos:

  • A Bíblia – a Bíblia é a palavra de Deus, que Ele inspirou certos homens a escrever; nela podemos encontrar a verdade e descobrir como aplicá-la em nossas vidas para o bem – 2 Pedro 1:20-21; João 17:17
  • O Espírito Santo – cada pessoa que é salva tem o Espírito Santo morando dentro de si; Ele nos ajuda a entender a Bíblia e a viver na verdade – João 14:16-17
  • A Igreja – como igreja, crescemos todos juntos no conhecimento da verdade; o convívio com outros crentes nos ajuda a reconhecer melhor a verdade, rejeitando a mentira – Efésios 4:14-16

Descubra aqui: o que é adorar em espírito e em verdade?