Quem disse "eu e minha casa serviremos ao Senhor"? O que significa?

Josué declarou que “eu e minha casa serviremos ao Senhor” em seu último discurso antes de morrer (Josué 24:15). Com isso, ele estava renovando seu compromisso com Deus. Josué dedicou sua vida a Deus e ensinou sua família a fazer o mesmo.

Depois que Moisés morreu, Josué se tornou o líder de Israel e conquistou a terra prometida. Ele se manteve fiel a Deus e buscava Sua orientação em tudo que fazia. Por isso, ele teve grande sucesso. Seu exemplo também ajudou o povo de Israel a se manter fiel a Deus, ao longo de toda a vida de Josué.

Quando já estava muito idoso e perto da morte, Josué convocou todo o povo para uma última reunião. Ele lembrou todas as maravilhas que Deus tinha feito ao libertá-los da escravidão no Egito, e como Deus os tinha sustentado no deserto. Josué também recordou as conquistas e vitórias que tinham alcançado na terra prometida, com a ajuda de Deus.

Descubra aqui a história de Josué.

Agora havia uma nova geração de israelitas, que tinha de fazer uma escolha: seguir a Deus ou escolher outros deuses. Eles sabiam da grandeza de Deus mas ainda tinham de tomar uma decisão. Conhecer a verdade é diferente de seguir a verdade.

Josué já tinha feito sua decisão. Ele ia servir a Deus e sua família também. Os israelitas decidiram fazer o mesmo e renovaram sua aliança com Deus (Josué 24:16-18).

A família que serve ao Senhor

Josué não podia obrigar sua família a amar a Deus. Mas, como líder da família, ele podia ensinar seus parentes sobre Deus e motivá-los a obedecer a Deus. Assim, eles já estariam caminhando na direção certa para também tomarem a decisão de seguir a Deus de coração.

Da mesma forma, quando nos comprometemos a seguir Jesus, temos a responsabilidade de transmitir nossa fé a quem está debaixo de nosso cuidado (Efésios 6:4). Os filhos que aprendem sobre Jesus têm a grande vantagem de conhecer a verdade. Um bom exemplo dos pais e conhecimento da Bíblia ajudam a tomar a decisão certa.

Timóteo foi uma pessoa abençoada pelo compromisso de sua mãe e sua avó. Elas eram cristãs e ensinaram as Escrituras a Timóteo desde pequeno (2 Timóteo 1:5; 2 Timóteo 3:14-15). Por causa disso, ele se converteu e se tornou um grande líder da igreja!