O que é o espírito?

O espírito é a parte de nós que pode reconhecer e ter comunhão com Deus. O espírito é também o que nos dá vida. O espírito interage com forças espirituais. Todas as pessoas têm espírito.

O espírito é a força que dá vida. Em hebraico a palavra para espírito também significa vento ou sopro. Quando Deus soprou vida no homem, significa que lhe deu um espírito (Gênesis 2:7). A partir daí o homem se tornou uma criatura viva.

O espírito vem de Deus e nos permite ter contato com Deus. Deus é espírito e só podemos nos unir a Deus através do espírito (João 4:24). Isso acontece quando nosso espírito se une ao Espírito Santo de Deus. Todos que aceitam Jesus como salvador estão unidos ao Espírito Santo (Atos dos Apóstolos 2:38).

Veja aqui: o que é o Espírito Santo?

O espírito morre?

Não, o espírito não morre. Quando morremos, o espírito volta a Deus, que é a fonte de toda vida (Eclesiastes 12:6-7).

Por causa do pecado, nosso espírito fica separado de Deus. Isso se chama de morte espiritual, porque estamos separados da fonte da vida. Quem está morto espiritualmente não entende as coisas de Deus porque não está ligado a Deus. Mas quando aceitamos Jesus como salvador, nosso espírito é ressuscitado (1 Coríntios 2:14-16).

Descubra aqui a diferença entre alma e espírito.

Existem outros tipos de espíritos?

Sim, a Bíblia diz que existem outros tipos de espíritos, que não têm corpo físico. Esses espíritos são anjos e demônios. Os anjos são espíritos sujeitos a Deus, que fazem Sua vontade (Hebreus 1:14). Os demônios são espíritos em rebelião contra Deus, que trabalham para o diabo.

Alguns anjos na Bíblia tomaram a aparência de homens mas não ganharam corpos físicos como nós. Os demônios também não podem tomar forma física. Esses espíritos também podem influenciar nosso espírito: os anjos para nos ajudar e os demônios para nos machucar.

Veja também: um crente pode ser possuído por um demônio?

O que é o corpo espiritual?

O corpo espiritual é o novo corpo que os crentes receberão na ressurreição (1 Coríntios 15:42-44). Esse será um corpo imortal, que não vai ficar velho nem se decompor. O novo corpo é espiritual porque não limitará mais nosso espírito às regras do mundo caído.

Nosso corpo atual está em conflito com nosso espírito, porque o corpo está sujeito ao mundo mas o espírito está sujeito a Deus (Romanos 7:22-25). O corpo espiritual estará em harmonia com o espírito, em obediência a Deus.