O que é paz?

A paz é um estado de tranquilidade e harmonia interior, com Deus e com outras pessoas. A verdadeira paz vem de um relacionamento com Deus, através de Jesus Cristo. A paz é um dos frutos do Espírito (Gálatas 5:22-23).

A Bíblia fala de diferentes tipos de paz:

Paz nacional

Paz nacional é quando um país não está em conflito com seus vizinhos. Isso permite criar prosperidade, sem medo de destruição. Deus prometeu paz à nação de Israel, se o povo obedecesse aos seus mandamentos (Levítico 26:6).

Nos tempos da Bíblia havia muito conflito entre países. Em tempos de guerra, as pessoas passavam fome, perdiam suas casas, eram escravizadas, ficavam com doenças e ferimentos e morriam. A paz era uma bênção.

Paz com Deus

Paz com Deus é andar em harmonia com Deus, deixando de lado a rebelião. O pecado nos torna inimigos de Deus. Não há harmonia entre Deus e o pecado. Mas quando alguém aceita Jesus como seu salvador, volta a ter paz com Deus. Não está mais contra Deus, mas vive para agradar a Deus (Colossenses 1:21-23).

Paz interior

A paz interior é a tranquilidade que vem de uma vida de paz com Deus. Quem ama Jesus não precisa ficar ansioso nem ter medo do futuro, porque sabe que Deus está no controle. Nas situações mais difíceis o crente pode encontrar uma paz que está além do entendimento (Filipenses 4:7).

Outro tipo de paz interior é quando temos auto-controle. Nossa consciência, guiada pelo Espírito Santo, está em conflito com nossos desejos pecaminosos (Romanos 7:22-23). Quando nos controlamos e submetemos tudo a Deus, encontramos paz interior.

Veja aqui: como encontrar paz interior?

Paz nos relacionamentos

A Bíblia nos chama a viver em tranquilidade com outras pessoas, suportando uns aos outros em amor. Não podemos viver sozinhos, isolados do resto do mundo. Precisamos aprender a conviver bem com outras pessoas, dentro e fora da igreja (Romanos 12:18).

Veja também: por que é importante ir à igreja?

O pecado estraga muitos relacionamentos. Para ter paz nos relacionamentos, precisamos perdoar e ser um bom exemplo para os outros. O crente é chamado para ser um pacificador em sua comunidade (Mateus 5:9).