O que é Urim e Tumim?

O Urim e Tumim era um meio que os sacerdotes judeus usavam para determinar a vontade de Deus. Quando era preciso tomar uma decisão ou escolha importante, os sacerdotes podiam recorrer ao Urim e Tumim. A Bíblia não descreve o Urim e Tumim.

O Urim e Tumim provavelmente era uma forma de lançar sortes. No Antigo Testamento o povo pedia a orientação de Deus quando tinham de tomar uma decisão importante. Quando Deus não dava uma revelação por meio de um profeta, os sacerdotes lançavam sortes para encontrar uma resposta (Números 26:55-56).

Lançar sortes não era uma forma de escolher ao acaso. A lógica era que Deus está no controle de tudo, até mesmo o resultado de lançar sortes (Provérbios 16:33). Deus decidia o resultado, por isso Ele podia revelar Sua vontade assim. Além disso, ninguém mais podia interferir no resultado, o que tornava a decisão imparcial.

Ninguém sabe ao certo como era o Urim e Tumim mas através da Bíblia nos dá três informações:

  1. Era sagrado – só o sacerdote podia usar o Urim e Tumim e as suas respostas eram aceites como respostas de Deus – Números 27:21
  2. Era relativamente pequeno – cabia dentro do peitoral do sumo sacerdote, junto do seu coração – Êxodo 28:30
  3. Podia não dar resposta – Deus não pode ser manipulado nem obrigado a dar resposta; o Urim e Tumim nem sempre respondiam – 1 Samuel 28:6

A Bíblia não nos diz se o Urim e Tumim era um objeto ou um conjunto de objetos. Também não conta como era usado nem dá nenhum exemplo claro em que foi usado, exceto quando Saul não obteve resposta. O Urim e Tumim aparece pouco na Bíblia e não é mencionado depois do tempo de Esdras e Neemias.

O Urim e Tumim não era uma forma de controlar Deus e provavelmente não tem grande destaque na Bíblia para evitar superstições. Deus responde quando quer e como quer; não há nenhum objeto que nos pode dar poder sobre Ele. Usar objetos especiais ou lançar sortes não garantem uma resposta de Deus. Não podemos obrigar Deus a fazer o que queremos, só Lhe podemos pedir humildemente e esperar.