O que Jesus pregava?

Jesus pregava o arrependimento. Ele veio falar aos homens acerca do reino de Deus, o reino dos céus. Logo após a sua tentação, Jesus começa seu ministério já dizendo o seu propósito (Mateus 4:17).

No que consiste o reino de Deus?

No domínio total de Deus sobre a terra. Depois de entrar o pecado no mundo, a perfeita criação de Deus foi manchada e, desde o Antigo Testamento, através dos profetas, Deus vem anunciando o Seu reino. No Novo Testamento, Ele anuncia por meio do Seu próprio filho encarnado, Jesus Cristo, e também dos discípulos.

Sua pregação não consistia em linguagem elaborada mas sim na salvação dos homens. Em muitas das suas pregações citava o Antigo Testamento para confirmar o seu ministério, pois nele tudo indicava a vinda do Messias.

Veja também: o que é a Grande Comissão?

Qual a sua “preocupação” maior?

Que o homem viesse a se arrepender dos seus pecados e pudesse ter a vida eterna. Jesus tinha e tem um grande amor pela humanidade, Ele falava acerca de coisas que a afligia. Também queria que o homem pudesse ver a sua condição miserável, se arrependendo e vivendo de maneira que honrasse a Ele.

Ele conhecia a necessidade do coração do homem, via-os sem direção, (Mateus 9:36) e teve compaixão. Por  isso falava sobre coisas do dia-a-dia como: homicídio, adultério, divórcio, oração, dinheiro e tantos outros assuntos.

Conhecendo-os como só Ele conhecia e conhece, nem precisava de perguntas por parte dos seus ouvintes. Em algumas situações ele respondia às perguntas que os fariseus faziam para testá-lo e sempre terminava a dizer para arrependerem-se, pois esse era o propósito da sua pregação.