Os animais têm alma?

Sim, os animais provavelmente têm alma, porque têm sentimentos. Mas a Bíblia não diz se vão para o Céu ou não. O foco da Bíblia é o destinos dos homens, não dos animais.

O que é a alma?

A alma é a parte de nós que tem sentimentos, vontade e raciocínio. Os animais são criaturas irracionais, portanto suas capacidades de pensamento são muito inferiores ao Homem. Mesmo assim, é óbvio que eles pensam. Um cachorro faz um cálculo muito complicado para pegar uma bola no ar, mesmo não entendendo de matemática.

Quem já observou animais sabe que eles têm sentimentos básicos, como medo, raiva e alegria. Não têm capacidade para analisar, questionar e expressar esses sentimentos de forma racional mas os sentimentos estão lá. Também fazem escolhas, mostrando que têm vontade própria, ainda que limitada.

Deus deu aos animais fôlego de vida, que na Bíblia vem sempre associada à alma (Gênesis 1:30; Gênesis 2:7). Tudo parece indicar que os animais têm alma, embora seja inferior à alma humana.

Veja aqui: qual a diferença entre alma e espírito?

Os animais vão para o Céu?

A Bíblia não é clara se os animais vão para o Céu ou não. O único versículo que toca no assunto é Eclesiastes 3:21. Tanto quem acha que os animais vão para o Céu como quem não acha usam esse versículo como prova de sua posição. A forma como é traduzida também pode influenciar a interpretação.

Argumentos contra a entrada de animais no Céu:

  • São seres irracionais, portanto não podem entender o conceito de Deus nem escolher segui-Lo (condição necessária para entrar no Céu). Por outro lado, a Bíblia diz que toda a Natureza louva a Deus.
  • Não têm espírito (a parte de nós que está ligada a Deus). Mas a Bíblia não diz se têm espírito ou não.

Veja também: o que Deus diz sobre os animais?

Argumentos a favor de animais no Céu:

  • São criaturas puras, não foram eles que pecaram. Porém, a Bíblia ensina que toda a Natureza sofreu as consequências do pecado. Os animais nem sempre têm atitudes bonitas.
  • Os animais estão ligados a Deus, porque O louvam. Por isso devem ter espírito. Mas não sabemos se esse louvor é intencional ou se sua mera existência é um louvor a Deus.

Não podemos ter certezas sobre esse assunto, porque a Bíblia não apoia nenhum lado categoricamente. Esse é um mistério que só será desvendado quando chegarmos ao Céu. Cada um pode ter sua opinião, não afeta nenhuma doutrina fundamental da Bíblia.