O que Deus diz sobre os animais?

Quando Deus criou os animais disse que era bom. São essas as palavras descritas no livro de Gênesis, quando Ele criou o mundo. Ele não só diz que era boa a criação dos animais, mas que tudo aquilo que Ele criou era bom e muito bom (no caso de Adão e Eva). A Bíblia não tem muito a falar dos animais mas traz alguns textos com algumas referências a eles.

Deus cuida e sustenta os animais

No início da criação, Deus deixou como responsabilidade de Adão cuidar e dar nomes aos animais. Todos nós temos a responsabilidade de tratar os animais com respeito, porque são criação de Deus. 

Um dos textos mais conhecidos na Bíblia, que mostra como os animais são importantes para Deus, é na história de Noé (Génesis 6). Deus viu que a maldade do homem se tinha multiplicado e não só dele, mas também dos animais, pois os animais temiam os homens e também foram afetados com o pecado. Deus fez questão de salvar os animais, junto com a família de Noé. 

Uma das referências do cuidado e sustento de Deus com os animais é em Mateus, onde Ele diz que se Ele cuida dos animais do campo, muito mais cuidará de nós que somos a Sua imagem e semelhança (Mateus 6:26). Deus cuida de cada bicho.

Veja também: os animais têm alma?

Na Bíblia s animais também são usados como exemplo do poder e da soberania de Deus. Todos eles dependem de Deus e Ele lhes dá sustento (Salmos 104:24-28). A complexidade de cada animal é prova que Deus é perfeito em tudo que faz e podemos confiar nele.

Algumas referências da importância dos animais na Bíblia:

  1. Eram usados para sacrifícios pelos pecados do povo - Êxodo 29:18.
  2. Como alimento - Levítico 11.
  3. Como vestimenta - Génesis 3:21.
  4. Como veículo de transportes - Marcos 11:2.
  5. Para utensílios de casa ou de viagem.
  6. Como pagamento por uma dívida ou compra de algo (propriedade, comida...).