O que é ouro de Ofir?

Ouro de Ofir era um tipo de ouro da mais alta qualidade, que podia ser encontrada em uma região chamada Ofir. Esse ouro era muito puro e muito raro. Por isso, o ouro de Ofir se tornou símbolo de raridade e preciosidade.

O ouro de Ofir era uma mercadoria valiosa nos tempos da Bíblia e tinha mais valor que o ouro normal. Davi e Salomão juntaram ouro de Ofir para revestir partes do templo. Salomão e Hirão, rei de Tiro, enviaram uma frota para trazer muito ouro de Ofir.

Onde ficava Ofir?

Não se sabe a localização de Ofir. A Bíblia não diz onde ficava mas nos dá algumas pistas:

A frota de Salomão

Os navios de Salomão e Hirão levavam três anos para irem para Ofir, recolher os bens e voltar. A frota partia de um dos braços do Mar Vermelho, rumo ao sul (1 Reis 9:26-28). Logo, Ofir provavelmente ficava em algum lugar junto do Oceano Índico.

Os produtos de Ofir

Quando os navios voltavam de Ofir, eles traziam o famoso ouro puro e também pedras preciosas, madeira, marfim, macacos e pavões (1 Reis 10:11; 1 Reis 10:22). Ofir podia ser o lugar onde esses bens se encontravam ou um centro comercial onde se podiam comprar.

Assim, Ofir provavelmente ficava na zona da costa oriental da África ou do sul da Ásia, como na Índia. Se era apenas o lugar de comércio dos bens, não o lugar de onde vinham, Ofir pode ter ficado no sul da Península Arábica (no entanto, isso não justificaria uma viagem de três anos).

O ouro mais puro

O ouro de Ofir era precioso porque era muito puro. A qualidade de um tipo de ouro é medida pela sua pureza. Quando ouro é minado, ele vem misturado com impurezas (terra, detritos, outras pedras). O melhor ouro é aquele que tem menos impurezas. Ouro puro é ouro apenas, sem detritos misturados.

Para remover as impurezas, o ouro passava por um processo de purificação com fogo (1 Pedro 1:7). No fogo muito quente, outros sedimentos eram queimados, deixando apenas o ouro puro derretido. Quanto mais isso era feito, mais puro o ouro ficava. O ouro de Ofir seria um ouro muito bem refinado, possivelmente com poucas impurezas mesmo antes de ser purificado.

Por causa disso, o ouro de Ofir se tornou sinônimo de algo valioso, difícil de encontrar.