Qual o nome dos filhos de Noé?

Os três filhos de Noé foram Sem, Cam e Jafé. Segundo a Bíblia, seus descendentes repovoaram a terra depois do dilúvio (Gênesis 10:32). Sem é o antepassado do povo judeu.

Os filhos de Noé e suas esposas entraram com ele na arca e sobreviveram ao dilúvio. Ninguém mais entrou com eles na arca. Quando o dilúvio acabou, Deus abençoou Noé e seus filhos, prometendo nunca mais destruir a terra com um dilúvio. Sem, Cam e Jafé tiveram vários filhos, que repovoaram a terra e foram os fundadores dos povos à volta de Israel.

Veja aqui a história de Noé.

Os descendentes dos filhos de Noé

Depois do dilúvio, Noé plantou uma vinha e se embriagou com o vinho, ficando nu em sua tenda. Cam viu seu pai e foi contar aos seus irmãos mas Sem e Jafé cobriram Noé, sem olhar. Por isso, Noé abençoou Sem e Jafé mas amaldiçoou Canaã, filho de Cam (Gênesis 9:20-27).

Os descendentes de Sem, Cam e Jafé fundaram vários povos que se espalharam pela terra. Os descendentes de Jafé foram para o norte, na direção da Europa e da Ásia. Os descendentes de Cam se espalharam pelo Sul, pela Palestina e a África. Os descendentes de Sem se estabeleceram na região do Oriente Médio. Todos os povos mencionados na Bíblia vêm de Sem, Cam e Jafé. (A Bíblia não fala sobre outros povos no resto do mundo, foca apenas no povos que interagiram com os judeus.)

Veja também: quem eram os filisteus?

Os descendentes de Canaã, filho de Cam, foram os povos que se estabeleceram na Palestina e, mais tarde, foram expulsos pelos israelitas. Os egípcios e os babilônios também foram descendentes de Cam. Os descendentes de Sem ficaram conhecidos como povos semitas. Abraão, patriarca do povo judeu, era descendente direto de Sem. Por isso, os judeus são conhecidos como semitas.

As genealogias dos filhos de Noé estão em Gênesis 10 e Gênesis 11.