Qual o significado do arco-íris?

O arco-íris é o sinal da promessa de Deus de nunca mais destruir a terra toda com um dilúvio. Depois do dilúvio, Deus criou o arco-íris para lembrar Sua promessa.

Quando Noé saiu da arca, ele ofereceu sacrifícios a Deus. Então Deus estabeleceu uma aliança com toda a humanidade e todos os seres vivos. Ele prometeu que nunca mais iria matar toda a vida na terra com um dilúvio. Como sinal dessa aliança eterna, Deus criou o arco-íris (Gênesis 9:14-16).

O arco-íris nos lembra que Deus é fiel. Ele nunca quebra Suas promessas. Desde a época de Noé, nunca mais houve um dilúvio que destruiu toda a vida na terra. O arco-íris é um sinal da bondade e misericórdia de Deus.

Veja aqui: por que Deus fez o dilúvio?

Outras referências na Bíblia ao arco-íris são:

  • Ezequiel 1:28
  • Apocalipse 4:2-3
  • Apocalipse 10:1

Em todos esses casos, o arco-íris está ligado à presença de Deus. O arco-íris representa a fidelidade de Deus, que sempre cumpre Suas promessas. Deus promete bênçãos a quem O ama mas também promete castigo para o pecado.

Veja também: o que é uma aliança com Deus?

O arco-íris e o fim do mundo

Quando Deus criou o arco-íris, Ele prometeu nunca mais destruir a terra com água. Mas a Bíblia diz que um dia Deus irá destruir a terra com fogo (2 Pedro 3:5-7). Assim como Deus cumpriu Sua promessa de não trazer outro dilúvio mundial, Ele também vai cumprir Sua promessa de trazer julgamento sobre a terra.

Deus destruiu a terra com o dilúvio mas salvou Noé. Da mesma forma, Deus irá destruir o pecado mas salvará todos aqueles que amam Jesus. O arco-íris é uma lembrança do amor de Deus por nós e Sua promessa de salvação.

Descubra aqui: como será o fim do mundo?

É errado chamar de arco-íris?

Não, não é errado chamar de arco-íris. Esse é seu nome em português. Na mitologia grega, Íris era a deusa das mensagens, que também fazia arco-íris. Mas hoje em dia a palavra íris está simplesmente associada a cores (como a íris do olho, que é a parte colorida).

Se você agradece a Deus pelo arco-íris, você está adorando a Deus, não a uma deusa grega quase desconhecida. Chamar de arco-íris apenas é errado se isso lhe faz querer adorar Íris. Se você se sente desconfortável chamando de arco-íris pode lhe dar outro nome, mas não há nenhum mandamento sobre isso na Bíblia. Qualquer que seja sua opinião, siga sua consciência mas respeite outras opiniões (Romanos 14:22).