Quantas vezes devemos perdoar? 70 x 7!

A Bíblia diz que devemos perdoar sempre, mesmo se a pessoa continua pecando contra nós. Assim como Deus perdoou todos os nossos pecados, nós também devemos perdoar todos que pecam contra nós. Não devemos pôr um limite ao número de vezes que estamos dispostos a perdoar.

70 vezes 7

Jesus disse que devemos perdoar nosso irmão por até 70 vezes 7 pecados para mostrar que não devemos guardar conta de quantas vezes perdoamos (Mateus 18:21-22). Quando alguém peca contra nós repetidamente, é natural ficar zangado e não querer perdoar mais. Mas o perdão não depende do merecimento nem do arrependimento do ofensor. Quanto nós perdoamos depende de quanto Deus nos perdoou.

Leia também: o que é perdão?

Depois de dizer que devemos perdoar 70 vezes 7, Jesus contou uma parábola sobre um servo que devia muito dinheiro ao seu senhor. A dívida era impossível de pagar mas o servo implorou e o senhor perdoou sua dívida. Depois esse servo encontrou outro servo que lhe devia menos dinheiro e exigiu pagamento. O outro servo implorou mas o primeiro servo não perdoou. Quando o senhor ouviu disso, ficou muito zangado porque o servo recebeu perdão mas não quis dar perdão (Mateus 18:23-35).

Deus é como o senhor dessa parábola: Ele perdoou todos os pecados de quem se arrepende a aceita Jesus como seu salvador. Nós não merecemos e Ele não precisava fazer isso mas Ele nos ama, mesmo sendo pecadores. Da mesma forma, ninguém merece nosso perdão mas nós podemos dá-la de graça e sem limites. Isso é parte de sermos imitadores de Cristo.