O que a Bíblia fala sobre crescimento espiritual?

A Bíblia mostra que o crescimento espiritual é o resultado natural de uma vida dedicada a Jesus. Crescimento espiritual é amadurecer na fé. Todo crente precisa crescer espiritualmente.

O que é crescimento espiritual?

Crescimento espiritual é o processo de amadurecimento que acontece ao longo da vida com Jesus. Com o tempo, cada crente vai aprofundando seu relacionamento com Jesus e sua vida vai mudando.

O crescimento espiritual não é como nosso crescimento físico; não chega um tempo em que paramos de crescer. O crescimento espiritual é como uma árvore – continua a vida toda. Assim como a árvore, o crescimento espiritual:

  • Começa com uma semente – quando a palavra de Deus entra no coração e salva, a pessoa nasce para uma vida nova
  • É frágil de início – os primeiros desafios são difíceis e há muito para aprender; novos crentes precisam de muito apoio
  • Ganha raízes – com o tempo, o crente vai conhecendo mais da Bíblia firmando mais seu relacionamento com Jesus
  • Enfrenta tempestades – mesmo cristãos maduros enfrentam grandes dificuldades que desafiam sua fé, mas Deus ajuda a superá-las
  • Fica forte – ao conhecimento da Bíblia é acrescentada a experiência de vida, que dá mais força e confiança
  • Dá frutos – os resultados do crescimento espiritual são visíveis na vida do crente; o cristão maduro reflete mais a vida de Cristo

Veja aqui: quais são os frutos do Espírito?

Onde não há crescimento espiritual, há um problema. A Bíblia diz que não podemos agir sempre como crianças recém-nascidas (Hebreus 5:13-14). Não devemos nos contentar apenas com o básico da fé, o “leite” inicial. Deus tem muito mais para nos dar mas muitas das bênçãos exigem maturidade. A árvore que não cresce e amadurece está doente ou morta.

Como crescer espiritualmente?

O crescimento espiritual depende de duas coisas: sua vontade e o Espírito Santo. É Deus quem faz crescer mas você precisa permitir que Ele trabalhe em sua vida. Muitas vezes isso vai doer mas vale a pena. Para crescer espiritualmente:

Se submeta a Deus

Peça que Deus lhe revele as áreas de sua vida que precisam ser mudadas e, quando você souber quais são, obedeça a Deus. Escolha fazer a vontade de Deus (Mateus 6:10).

Estude a Bíblia

Deus fala através da Bíblia. Estudando a Bíblia, você vai aprender muitas coisas e descobrir como crescer (2 Timóteo 3:16-17). Comece aos poucos e procure melhorar seu estudo da Bíblia com o tempo.

Leia aqui: como estudar a Bíblia?

Ore

Quem ora se aproxima de Deus para conversar com Ele. A oração aumenta a intimidade com Deus, a fonte de vida que nos faz crescer. Procure novas formas de orar, se chegando a ele em todas as situações da vida (1 Tessalonicenses 5:17).

Descubra aqui: quais são os tipos de oração na Bíblia?

Vá para a igreja

Sozinho, você não vai crescer muito. Na igreja você vai encontrar outras pessoas que podem lhe ajudar a crescer. A igreja serve para juntos aprendermos a crescer em Jesus (Efésios 4:15-16). Quando cada um faz a sua parte, todos crescem mais.

Veja também: por que é importante ir à igreja?

Assuma responsabilidades

A responsabilidade traz bênçãos e ajuda a crescer espiritualmente. Deus usa até as responsabilidades mais pequenas para lhe ensinar verdades profundas (1 Coríntios 12:5-7). Nem que seja distribuir hinários ou limpar os vidros, procure ajudar seus irmãos!