Como alcançar maturidade espiritual?

Você pode alcançar maturidade espiritual se aproximando de Jesus e pondo em prática as coisas que a Bíblia ensina. O amadurecimento é um processo constante ao longo da vida cristã. Há sempre mais para aprender e espaço para crescer. Por isso é importante ter humildade para aprender e procurar mais maturidade espiritual.

Todos os que amam Jesus e o reconhecem como seu salvador podem se tornar mais maduros espiritualmente. Não é preciso ser muito inteligente nem ter algum conhecimento secreto. Tudo que você precisa para começar é: a palavra de Deus, a ação do Espírito Santo em sua vida e o desejo de aprender. Com o tempo, você vai se tornar mais maduro, se você fizer essas quatro coisas:

1. Estudar a Bíblia

A Bíblia é a palavra de Deus que ensina tudo que você precisa para viver como cristão maduro, agradando a Deus (2 Timóteo 3:16-17). Acima de qualquer outra palavra ou personalidade, a Bíblia é a autoridade máxima e o fundamento da fé cristã. Se você quer amadurecer ao ponto de não ser enganado por ensinamentos errados, você precisa conhecer a Bíblia.

Leia a Bíblia, estude-a e pense naquilo que diz. Nela, com a orientação do Espírito Santo, você vai encontrar a sabedoria de Deus.

Veja aqui: como estudar a Bíblia?

2. Aplicar o que você aprende

Você pode ter muito conhecimento da Bíblia mas, se você não aplicar, nada disso tem valor! Você precisa obedecer à palavra de Deus. Jesus disse que a pessoa que ouve suas palavras mas não as põe em prática é como um homem que construiu uma casa sem alicerces, que caiu na primeira tempestade (Lucas 6:49). O alicerce para uma vida madura é obedecer a Deus.

A Bíblia diz para amar seus inimigos. Se você não ama seus inimigos, isso vai ser um entrave no processo de amadurecimento. A Bíblia diz para ser generoso. Se você não é generoso, não vai conseguir alcançar uma maior maturidade. E assim por adiante. Somente quando você muda sua vida para estar mais de acordo com a palavra de Deus é que você cresce.

3. Orar

Deus não espera que você amadureça sozinho! Ele está sempre próximo para lhe ajudar. Ore, fale com Deus, e peça Sua ajuda para ficar mais maduro. Quando você fala com Deus, você aprofunda seu relacionamento com Ele e aprende mais dele.

Você pode orar em todo tempo. Deus está sempre ouvindo e tem sempre sabedoria e amor para oferecer (Tiago 1:5). A oração é uma parte muito importante da vida de um cristão maduro.

Aprenda aqui: como orar?

4. Participar de uma igreja

Por mais que você tente, você não vai conseguir amadurecer sozinho, sem contato com outros cristãos. Jesus fundou a igreja para que todos pudessem ajudar uns aos outros a crescer e ficar mais maduros. Quando você se envolve em uma igreja local, você tem muitas oportunidades para amadurecer (Efésios 4:14-16).

Nenhuma igreja é perfeita. Todos os cristãos estão no processo de amadurecimento. Mas, juntos, nos aproximamos mais de Deus e temos a oportunidade de pôr em prática aquilo que Deus nos ensina. Não se isole. A Bíblia diz que a igreja é o corpo de Cristo e todos os membros precisam uns dos outros (1 Coríntios 12:21-23).

Veja também: se nós somos a igreja, por que precisamos ir à igreja?

O que acontece quando alguém não amadurece?

Quando um cristão não amadurece espiritualmente, seu relacionamento com Deus sofre e continua cometendo muitos pecados (1 Coríntios 3:1-3). Sua capacidade para distinguir entre o bem e o mal e tomar decisões certas continua fraca e nunca vive a vida plena que Jesus tem para lhe oferecer.

Infelizmente, existem muitos cristãos que não se tornam espiritualmente maduros. Isso acontece porque é difícil largar os velhos hábitos da vida antes de Cristo. Os maus hábitos impedem de ir além do básico sobre a salvação. A Bíblia avisa que não deve ser assim (Hebreus 5:11-14). É bom lembrar os fundamentos da fé cristã mas o cristão maduro já conhece a verdade da salvação e quer aprofundar seu conhecimento e relacionamento com Deus.