Queimar incenso é pecado?

Queimar incenso não é pecado mas o motivo para queimar pode ser pecado. Em algumas situações, queimar incenso se torna superstição e idolatria.

Incenso é queimado principalmente por motivos religiosos. Em várias religiões as pessoas oferecem incenso aos seus deuses para os agradar. Algumas pessoas também queimam incenso para criar um ambiente místico e espiritual. Queimar incenso por esses motivos é pecado porque é usado para adorar deuses falsos – idolatria (2 Reis 15:4).

Muitos lugares que vendem incenso prometem que tem propriedades mágicas. Dizem que o incenso X traz alegria, o incenso Y ajuda a vida amorosa... Quem queima incenso por esses motivos está praticando feitiçaria, que é um pecado muito sério.

Veja também: o que a Bíblia diz sobre bruxaria?

O incenso é aromático e tem um cheiro agradável. Queimar incenso só pelo cheiro não é errado. Isso é como usar um ambientador para perfumar a casa. Quando não tem motivos supersticiosos nem está ligado a outras religiões, queimar incenso não é pecado.

Também é importante pensar nas pessoas à sua volta. Queimar incenso vai ser um mau testemunho? Se na sua comunidade queimar incenso está sempre associado a práticas supersticiosas ou de outras religiões, provavelmente não é boa ideia queimar (Romanos 14:16).

Queimar incenso na Bíblia

A Bíblia fala bastante sobre incenso. Nos tempos da Bíblia, queimar incenso era uma prática muito comum. Na Bíblia, o incenso era usado para:

  • Adorar a Deus – incenso era um dos sacrifícios que os israelitas ofereciam a Deus; o cheiro agradável representava sua vontade de agradar a Deus – Levítico 6:15
  • Adorar outros deuses – uma forma de idolatria era queimar incenso para agradar a outros deuses; a Bíblia condena essa prática muitas vezes – Jeremias 1:16
  • Perfumar lugares – incenso também era usado sem motivos religiosos, como perfume para tornar um lugar mais agradável – Cânticos 3:6-7

Na Bíblia nossas orações são comparadas com incenso agradável. Isso não significa que precisamos oferecer incenso a Deus. A oração sincera agrada a Deus, como se fosse um bom perfume (Salmos 141:2; Apocalipse 8:3-4).