História de Adão e Eva no Jardim do Éden: Da Criação a Queda

A história de Adão e Eva é contada nos três primeiros capítulos da Bíblia, no livro de Gênesis. Esse casal foi o primeiro par de seres humanos criados por Deus para popular a Terra.

Na ordem de criação, Adão foi feito do barro no sexto dia, como um dos últimos elementos em toda obra divina. Após moldar o homem, Deus soprou em suas narinas, e ele se tornou um ser vivente. Adão foi comissionado a cuidar da terra e nomear os animais, e ao ver que cada espécie de animal tinha uma contraparte feminina, sentiu-se sozinho.

Nesse momento, Deus colocou Adão em um profundo sono, e de suas costelas fez sua mulher, Eva. Ao vê-la, Adão se alegrou de finalmente ter uma semelhante. Ao primeiro casal, Deus deu uma única ordem clara "coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá" (Gênesis 2:16-17).

O primeiro casal cai em pecado

No Jardim do Éden uma serpente muito astuta (que muito depois é revelado que era o próprio Satanás) se achegou a Eva e começou a conversar com ela. Eva, como era inocente, seguiu a conversa com o animal sem desconfiar de nada, afinal estava conhecendo o mundo ainda.

A serpente, então, lhe fez uma pergunta muito perspicaz "não foi isto mesmo que Deus disse: não comam de nenhum fruto das árvores do jardim?", invertendo a ordem de Deus e trazendo dúvidas à mente de Eva. Ela, então, respondeu que a ordem divina era para que não comessem da árvore do centro do jardim e nem tocassem nele, adicionando palavras à boca de Deus.

Ao passo que a serpente responde "certamente que não morrerão!", indo claramente contra o que Deus havia ordenado. O animal ainda prometeu que, ao comerem, o casal se tornaria sábio como Deus.

Após comerem do fruto proibido, primeiro a mulher e depois o homem, seus olhos se abriram e passaram a sentir vergonha do próprio corpo. Ao ouvirem os passos de Deus se aproximando, o casal se escondeu de sua presença.

As maldições pelo pecado

Deus não os confrontou com violência, mas com paciência e mansidão. Primeiro, perguntou onde estavam, e depois perguntou quem havia lhes seduzido. Adão, abrindo mão de sua responsabilidade, acusou sua própria parceira de tê-lo levado ao erro. Enquanto Eva acusou a serpente de tê-la enganado.

Dessa forma, após ouvir todos os lados, Deus emitiu uma sentença de julgamento:

A serpente - ela é maldita entre todos os animais, condenada a rastejar e comer pó para sempre.
A mulher - terá muita dor e sofrimento durante o parto de seus filhos, além de entrar em constante conflito com o marido.
Ao homem - por ter sido enganado, a terra se tornou amaldiçoada, enquanto o homem terá muita dificuldade no trabalho, trazendo comida e sustento com sofrimento.

No meio da sentença, Deus também prometeu uma vingança contra a serpente, um motivo de esperança que a humanidade poderia se agarrar. Deus afirmou "Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar". Essa promessa é chamada de "protoevangelho", pois é o prenúncio do evangelho de Jesus Cristo e sua obra redentora.

O que significa a Queda

Adão e Eva estavam na posição de representantes de toda humanidade, até por terem sido os primeiros humanos a existirem. Dessa forma, quando eles caíram em pecado, toda a humanidade posterior a eles caiu também. Assim, o pecado deles afetou toda a descendência humana. A "Queda" também é chamada de "Pecado Original".

A Queda trouxe diversos efeitos. Primeiro, separou os Homens de Deus. Os seres criados para se relacionarem e adorarem ao Deus Criador, passaram a adorar qualquer objeto criado no lugar. A Queda fez com que a humanidade fosse incapaz de encontrar Deus naturalmente, ficando alienados de sua presença.

Segundo, a Queda criou um vazio dentro do Ser Humano. Com a separação de seu Criador, o homem agora tem que enfrentar uma eterna luta interna contra o pecado, suas vontades estão cativas ao pecado e já não é mais capaz de resistir ao pecado.

Terceiro, separou a humanidade entre si. Assim como Adão acusou Eva, e Caim matou Abel, todas as pessoas vivem em um estado de caos e separação, ao invés de amor e harmonia que havia no Éden. A violência e ódio do mundo de hoje são consequências diretas do pecado original.

Quarto, criou uma separação entre o Homem e a Natureza. Antes da Queda, a humanidade se relacionava de forma saudável com o restante da criação, entendia que tinha uma função de cuidado com a natureza. Mas, depois da Queda, a humanidade passou a ver a Natureza ora como divindade, ora como puro objeto de lucro.

Etimologia - o significado de Adão e Eva

O nome Adão é derivado do termo "Adamah", que significa "terra". Essa associação é importante porque aponta para a origem de Adão, pois ele veio da terra, e após sua morte retornará a terra também.

Eva, por outro lado, recebeu seu nome de Adão. O termo hebraico é "Hawwah", e seu significado gira em torno de "doador de vida" ou "viver". Esses significados também tem relação com a personagem, uma vez que ela seria a responsável por dar vida as próximas gerações de seres humanos, a mãe de todos os Homens.

Os filhos de Adão e Eva

Segundo a narrativa bíblica, após terem sido expulsos do Jardim, o primeiro casal começou a ter filhos. A Bíblia não enumera e nem se compromete a computar todos os filhos desse casal (bem como de muitos outros), assim podemos ter certeza de que tiveram vários filhos, de forma que pudessem realmente expandir humanidade.

O filho mais velho do casal é Caim, um homem que trabalhava com a terra, agricultor. O segundo filho era Abel, um pastor de ovelhas. Após algum tempo, ambos decidiram fazer sacrifícios ao Senhor, com Caim levando o fruto da terra, enquanto Abel entregou as partes gordas das primeiras crias de seu rebanho.

Abel parece ter tido mais cuidado na seleção de sua oferta, pois entregou o que lhe havia de melhor. Por outro lado, Caim parece ter entregado frutos comuns da terra. Diante disso, Deus aceitou com agrado a oferta de Abel, mas recusou a de Caim. O primogênito, então, se irou e tramou em seu coração contra Abel. Mesmo após Deus tê-lo advertido que mudasse de postura, Caim mata Abel e é amaldiçoado pelo Senhor.

Após vivenciarem essa tragédia, Deus provê mais um filho ao casal original, Sete. Dessa forma, a descendência humana poderia continuar a se multiplicar pela terra.

Veja também: