Quem eram Adão e Eva? Qual foi seu pecado?

Adão e Eva foram o primeiros seres humanos criados por Deus, que viviam no jardim do Éden. Um dia eles desobedeceram a Deus, comendo do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, e o pecado foi introduzido na raça humana. Por causa do pecado, Adão e Eva foram expulsos do Éden e a terra ficou amaldiçoada.

Quando Deus criou o mundo, ele formou Adão e Eva, o primeiro homem e a primeira mulher, para dominarem sobre a terra (Gênesis 1:27-28). Os dois foram criados à imagem e semelhança de Deus e foram abençoados por Ele. Adão foi criado primeiro, do pó da terra, e Deus lhe deu fôlego de vida (Gênesis 2:7). Depois Deus disse que não era bom o homem estar só, por isso criou a mulher para ser sua parceira. Eva foi criada a partir da costela de Adão (Gênesis 2:21-22).

Quando Adão viu Eva pela primeira vez, ele ficou muito alegre e reconheceu que ela era como ele. Eles se tornaram o primeiro casal e viviam nus, sem motivo de vergonha, no jardim do Éden (Gênesis 2:23-25).

A queda de Adão e Eva

O jardim do Éden tinha todo tipo de árvores de fruta, que Adão e Eva podiam comer livremente. Mas Deus tinha avisado Adão para não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque isso causaria sua morte (Gênesis 2:16-17). Essa foi a única proibição que Adão e Eva receberam. Eles até tinham acesso à árvore da vida!

Um dia a serpente (o diabo) começou uma conversa com Eva e perguntou se não podiam comer de nenhuma árvore no jardim. Eva explicou que só havia uma árvore cujo fruto não podiam comer. Então a serpente disse que Deus estava mentindo, que eles não morreriam mas seus olhos se abririam e eles se tornariam como Deus (Gênesis 3:4-5).

A conversa com a serpente fez Eva desejar comer o fruto proibido. Ela comeu e também deu o fruto a Adão, que não recusou. Mas, quando comeram, eles repararam que estavam nus, sentiram vergonha pela primeira vez e procuraram se cobrir com folhas (Gênesis 3:6-7). Quando ouviram Deus se aproximando, Adão e Eva se esconderam com medo.

Deus viu que eles estavam escondidos e perguntou se tinham desobedecido a Ele (Gênesis 3:9-11). Adão tentou colocar a culpa em Eva e Eva culpou a serpente. Deus castigou os três:

  • A serpente foi condenada a rastejar e a ter inimizade com a descendência da mulher - Gênesis 3:14-15
  • A mulher foi castigada com dores de parto e problemas com o marido - Gênesis 3:16
  • O homem recebeu o castigo do trabalho árduo, de uma terra amaldiçoada pelo pecado e da morte - Gênesis 3:17-19

Depois, Deus fez roupas de pele para Adão e Eva e os expulsou do jardim do Éden. Eles foram obrigados a cultivar a terra para sobreviver e perderam a vida segura que tinham antes de pecar (Gênesis 3:22-24). O pecado e a morte se tornaram parte da experiência humana, afastando a humanidade de Deus.

Veja aqui: quais são as consequências do pecado?

Por que Adão e Eva não podiam comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal?

Deus disse claramente que comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal causaria a morte de Adão e Eva. Eles já tinham conhecimento do bem, não precisavam de conhecimento do mal. Quando comeram do fruto proibido, ficaram conscientes do pecado.

Adão e Eva pecaram porque desobedeceram a uma ordem direta de Deus e acharam que podiam ser como Ele. Cederam à tentação e não deram ouvidos ao aviso de Deus. Por causa disso, perderam sua vida segura e alegre no jardim do Éden, sua intimidade com Deus e a vida eterna.

Leia aqui mais: o que era a árvore do conhecimento do bem e do mal?

Os filhos de Adão e Eva

Depois que foram expulsos do Éden, Adão e Eva tiveram dois filhos: Caim e Abel. Caim se tornou agricultor e Abel se tornou pastor de ovelhas. Um dia, Caim, cheio de ciúmes de seu irmão, atacou e matou Abel. Como castigo por esse pecado, Caim se tornou fugitivo e se manteve longe de sua família (Gênesis 4:10-12).

Descubra aqui: o que era a marca de Caim?

Depois desse acontecimento, Adão e Eva tiveram mais um filho chamado Sete. Ele foi o antepassado de Noé e Abraão. Adão e Eva também tiveram vários outros filhos e filhas, que se espalharam pela terra e deram origem aos primeiros povos.