Quem escreveu o livro de Gênesis?

Não se sabe com certeza quem escreveu o livro de Gênesis. A tradição diz que Moisés foi o autor de Gênesis mas outras pessoas acreditam que foi escrito por várias pessoas diferentes. Independentemente de quem tenha escrito, o verdadeiro autor do livro de Gênesis é Deus.

A Bíblia não diz claramente quem escreveu o livro de Gênesis. O autor não se identificou no livro. No entanto, os primeiros cinco livros da Bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) são conhecidos como a Lei de Moisés. O próprio Jesus chamou esses livros de “a Lei de Moisés” (Lucas 24:44). Foi Moisés que escreveu grande parte do texto dos outros quatro livros, por isso, acredita-se que ele também escreveu Gênesis.

Se Moisés escreveu Gênesis, ele provavelmente se baseou em relatos escritos ou orais mais antigos, de seus antepassados. Outra possibilidade é que algumas partes de Gênesis (como a criação do mundo) foram transmitidas por revelação divina. De qualquer forma, o resultado foi uma história coerente, inspirada por Deus.

Veja aqui a história de Moisés.

Outras sugestões

Durante muito tempo, a autoria de Moisés foi aceito por todos. No entanto, atualmente algumas pessoas sugerem que o livro de Gênesis foi escrito por outra pessoa, mais tarde.

As opiniões variam muito sobre quando Gênesis foi escrito. Algumas pessoas sugerem que apenas foi escrito depois do exílio mas vários livros mais antigos da Bíblia mostram que a “Lei de Moisés” já era conhecida muito tempo antes disso (Josué 8:34; Salmos 103:7). Algumas outras sugestões são:

  • Alguém no tempo do rei Josias – sugerem que o livro da Lei não foi encontrado, foi inventado nesse tempo – 2 Reis 22:8-10
  • Alguém no tempo do profeta Samuel – para unir o povo de Israel e começar uma monarquia
  • Alguém no tempo de Josué – juntando e editando o trabalho de Moisés e outras fontes de informação mais antigas
  • Várias pessoas ao longo de vários séculos – depois alguém juntou todas as histórias

Não há evidência sólida para nenhuma dessas teorias. O autor/editor do livro de Gênesis mais provável continua a ser Moisés.