O que é a Torá?

A Torá é o conjunto dos primeiros cincos livros da Bíblia, e é a base da religião judaica. Outro nome que os cristãos dão à Torá é Pentateuco. A palavra hebraica para Torá significa lei, ensino ou instrução. A Torá também pode significar todo o ensino judaico.

A Torá conta sobre as origens do mundo, da humanidade e da nação de Israel. Também tem os Dez Mandamentos e as leis que Deus deu a Moisés no monte Sinai. Segundo uma tradição antiga, foi Moisés quem escreveu esses cinco livros.

Veja aqui quantos livros tem a Bíblia.

Os cinco livros da Torá são:

Gênesis

O primeiro livro da Torá fala da criação do mundo, do início da humanidade e da primeira aliança de Deus com os patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó. Gênesis também conta história da família de Jacó, que deu origem às 12 tribos de Israel.

Êxodo

Conta sobre como Moisés se tornou líder a nação de Israel e como Deus tirou os israelitas do Egito. Êxodo também conta sobre os primeiros anos no deserto, como Moisés recebeu a Lei de Deus e sobre a construção do tabernáculo.

Levítico

O terceiro livro da Torá trata principalmente das leis religiosas para o povo de Israel. Levítico tem grande ênfase nas responsabilidades dos levitas, que cuidavam do tabernáculo.

Números

Conta sobre a organização do povo de Israel no deserto e sua preparação para entrar na terra de Canaã. Números registra vários recenceamentos do povo com suas genealogias.

Deuteronômio

O último livro da Torá é um conjunto de sermões que Moisés pregou um pouco antes de sua morte. Os sermões resumem tudo que aconteceu debaixo da liderança de Moisés. Também registra a renovação da aliança de Israel com Deus antes da conquista de Canaã.

Todos os outros livros do Antigo Testamento se fundamentam nesses primeiros cinco livros. A Torá também é importante para compreender o Novo Testamento, porque explica suas origens e revela o plano de Deus para a humanidade (Gálatas 3:24).

Veja também: o que é o Judaísmo?

O Antigo Testamento

Em um sentido mais geral, a Torá engloba todo o Antigo Testamento. Os 39 livros do Antigo Testamento contêm todos os ensinamentos de Deus para os judeus e apontam para a vinda do salvador: Jesus. No entanto, quando se fala sobre a Torá, normalmente significa apenas os primeiros cinco livros do Antigo Testamento.