Quem pode participar do ministério de louvor?

Para participar do ministério de louvor, o principal requisito é ser crente e conseguir acompanhar o resto da equipa de louvor. O louvor é uma parte importante do culto e deve ser levado a sério. Na Bíblia, músicos treinados e tementes a Deus lideravam o louvor (1 Crônicas 25:6-7).

O louvor cantado é importante porque ajuda as pessoas a louvar a Deus com a cabeça e com o coração ao mesmo tempo. Muitas músicas também servem de lição, ensinando verdades da Bíblia. O trabalho dos ministros de louvor é guiar a congregação para um louvor agradável a Deus.

Veja aqui: o que é louvor?

Cada igreja é diferente. Algumas igrejas são grandes, com muitos músicos talentosos querendo ajudar no louvor. Outras são pequenas, com apenas duas ou três pessoas meio afinadas! Mas, com a ajuda da Bíblia, podemos encontrar algumas recomendações gerais:

Ser crente

Sem fé é impossível agradar a Deus, não importa a tarefa na igreja (Hebreus 11:6). O ministério de louvor é um grupo de liderança na igreja. Por isso, é importante que os membros do grupo tenham um relacionamento com Deus.

Também é bom colocar crentes mais maduros na liderança do grupo de louvor. O líder da equipa de louvor precisa ter maturidade para organizar a equipa e saber lidar com situações difíceis dentro do grupo.

Ter uma contribuição musical

Para participar do ministério de louvor, é preciso saber cantar, tocar um instrumento ou mexer em equipamento de som ou imagem. Quem quer participar do ministério de louvor deve primeiro aprender uma habilidade musical (Salmos 33:2-3).

Quando possível, é bom dar prioridade a quem é bom músico. Os músicos mais novos e inexperientes devem ser acompanhados por músicos mais experientes. O mais importante é que consigam trabalhar em harmonia, como equipa.

Veja também: o que Deus diz sobre a música?

Ter compromisso com o ministério

Quem é membro da equipa de louvor tem a responsabilidade de ir aos cultos e ensaios combinados. O bom funcionamento do ministério de louvor depende de todos terem o compromisso de aparecer (Colossenses 4:17).

O compromisso com o ministério de louvor também implica querer melhorar. O objetivo é oferecer o melhor que temos a Deus.

Ser um bom exemplo

Muitos jovens admiram os membros do ministério de louvor. Eles olham para os músicos como exemplos a seguir. Isso acontece em qualquer cargo público ou de liderança.

Todo crente deve se esforçar por ser um bom exemplo. A equipa de louvor deve se esforçar ainda mais, sabendo que pode influenciar muitas vidas (1 Timóteo 4:12).