O que é servir a Deus? Como servir a Deus?

Servir a Deus é dedicar sua vida a Ele, procurando O agradar e obedecendo a Seus mandamentos. Quem ama a Deus serve a Deus. Todo crente verdadeiro serve a Deus.

Servir a Deus significa se colocar debaixo da autoridade de Deus, para fazer Sua vontade e obedecer a Sua liderança. Quem serve a Deus aceita que Deus é rei, sábio e bondoso, que tem o melhor para Seus súditos.

Quem ama a Deus serve a Deus. O amor gera a vontade de agradar a Deus. Servir é a melhor forma de expressar esse amor por Deus.

Como servir a Deus? Preciso de um chamado especial?

Todo crente é chamado para servir a Deus! Isso é parte da vida do salvo (Romanos 12:11). Servir a Deus não é apenas ter um título ou um ministério na igreja. Segundo a Bíblia, existem várias coisas que você pode (e deve) fazer para servir a Deus:

Orar, louvar e ler a Bíblia

Para servir a Deus você precisa conhecer a Deus! A Bíblia revela quem Deus é e como você O pode servir. A Bíblia diz que Deus nos criou para Seu louvor (Efésios 1:5-6). Por isso, quando você louva a Deus, você o serve.

Veja aqui: como louvar a Deus?

Orar também é muito importante porque lhe ajuda a ficar pronto para servir a Deus. Quando você ora, você se coloca debaixo da autoridade de Deus e procura Sua vontade (Mateus 6:9-10). Isso muda sua atitude e ajuda a vencer a rebelião contra Deus.

Obedecer aos mandamentos

Não basta ler a Bíblia para servir a Deus. Você precisa praticar o que ela ensina! (Tiago 1:22) Os mandamentos de Deus são sábios e foram criados para seu bem. Servir a Deus é obedecer aos Seus mandamentos, rejeitando o pecado e fazendo o bem, mudando seus pensamentos, suas atitude e suas ações, para ser mais como Jesus.

Veja também: como vencer o pecado?

Seguir Sua orientação

Por vezes, Deus pode dar uma orientação para alguma situação, ou mostrar o caminho que você deve seguir. Servir a Deus é seguir o plano de Deus para você (Provérbios 19:21). Isso significa submeter seus próprias vontades e seus desejos à vontade de Deus. Deus tem bons planos para você. Siga-os e sirva a Deus.

Atenção: você não precisa esperar por alguma revelação especial para obedecer aos mandamentos de Deus que estão na Bíblia. Normalmente, uma revelação ajuda a entender melhor a vontade de Deus para alguma situação específica.

Amar aos outros

Amar aos outros é obedecer a Deus. A Bíblia explica que o grande mandamento de Deus para aqueles que O amam é amar uns aos outros. Amar o próximo não só é servir a Deus mas também é sinal que você tem Jesus dentro de seu coração (1 João 4:11-12). Mostrar amor é a melhor maneira de agradar a Deus.

Leia aqui: o que a Bíblia fala sobre amar ao próximo?

Apoiar a igreja

Você não serve a Deus sozinho! A igreja é muito importante porque une as pessoas para crescerem e servirem a Deus melhor. Servir os irmãos da igreja é servir a Deus, porque Ele ama a igreja. Procure se envolver na vida da igreja, oferecendo seus talentos, suas capacidades e seu tempo para o bem de todos (1 Pedro 4:10). Com ou sem título oficial, você pode fazer muita coisa pela igreja. Servir os outros com ações e atitudes é servir a Deus com o coração.