O que é o sacerdócio no lar? O marido é o sacerdote da família?

O sacerdócio no lar é a ideia que o marido cristão serve como sacerdote de sua família. Mas a Bíblia diz que todo cristão é sacerdote de Deus. Embora o marido possa ser líder em sua família, ele não é sacerdote sobre outros cristãos. Todos os cristãos na família são sacerdotes, independentemente de sua posição. O único sacerdote entre Deus e o cristão é Jesus.

O pai cristão tem a responsabilidade de ensinar seus filhos no caminho de Deus. Também deve orar por sua família e ser um bom exemplo de obediência a Deus. Isso é parte do trabalho de um sacerdote, mas não é exclusiva ao pai. A mãe também tem a responsabilidade de ensinar, orar e ser exemplo de vida. Os filhos cristãos também podem participar dessas coisas. Todo cristão é sacerdote, em casa ou em qualquer outro lugar.

O que significa ser sacerdote?

Para entender o sacerdócio na vida cristã, precisamos entender qual era o papel do sacerdote na Bíblia. No Antigo Testamento, o sacerdócio era trabalho exclusivo de um grupo seleto de pessoas, que tinham algumas funções especiais:

  • Entrar na presença de Deus
  • Interceder pelo povo diante de Deus, com sacrifícios
  • Ensinar o povo nos caminhos de Deus

Antes da Lei de Moisés, alguns pais de família desempenhavam a função de sacerdote. No entanto, quando o tabernáculo foi construído, Deus ordenou que somente os descendentes de Arão poderiam ser sacerdotes. Apenas os escolhidos podiam entrar na presença de Deus.

Veja aqui mais: qual é a função do sacerdote na Bíblia?

Jesus mudou o sacerdócio

Quando Jesus veio, ele mudou o sistema de sacerdócio. Ele entrou na presença de Deus e se ofereceu como sacrifício perfeito or nossos pecados, se tornando nosso grande sacerdote para sempre (Hebreus 7:26-28). Agora, Jesus é o único mediador entre nós e Deus (1 Timóteo 2:5-6). Não precisamos de mais ninguém para nos aproximarmos de Deus!

A Bíblia ensina que quem é salvo por Jesus se torna sacerdote e parte do povo escolhido por Deus (1 Pedro 2:9). Como sacerdotes, podemos:

  • Entrar na presença de Deus com ousadia - Hebreus 10:19-20
  • Orar, intercedendo uns pelos outros - Tiago 5:16
  • Ensinar outros a verdade do Evangelho - Marcos 16:15

Não oferecemos sacrifícios a Deus para perdão do pecado, porque Jesus já fez isso. Ele é nossa salvação e, através dele, todos podemos ter acesso direto a Deus. Para o cristão, o sacerdócio significa poder entrar na presença de Deus pessoalmente e ser um representante de Cristo na terra, mostrando o caminho a outros, para que eles também possam ser sacerdotes.

O sacerdócio no lar - um dever de todo cristão

O cristão é um sacerdote em todo lugar, incluindo em sua própria casa. Cada cristão pode ser uma luz em sua casa, mostrando o amor de Cristo aos seus familiares. Como sacerdote, o cristão pode promover o conhecimento de Deus e o louvor a Deus em sua própria casa, abençoando assim sua família.

Veja também: o que a Bíblia diz sobre a família?

O sacerdócio não é exclusivo do pai da família. Todos os elementos da família que são cristãos desempenham esse papel. Como líder, o pai deve promover o exercício do sacerdócio e ajudar os membros de sua família a serem bons sacerdotes.