Um sacerdote é uma pessoa dedicada ao trabalho com coisas sagradas. Na Bíblia, o sacerdote oferecia sacrifícios e louvor a Deus, ensinava o povo a obedecer a Deus e tomava conta do templo. Jesus é nosso grande sacerdote.
O trabalho principal de um sacerdote era representar um grupo de pessoas em rituais religiosos, restabelecendo a comunhão entre Deus e os homens. Ele oferecia os sacrifícios pelos pecados das pessoas e realizava outras cerimônias religiosas, como a alguns atos de purificação cerimonial. Também orientava as pessoas sobre como viver para agradar a Deus.
O sacerdote no Antigo Testamento
Antes da Lei de Moisés, muitas vezes o pai ou chefe de família servia como sacerdote. Eles faziam sacrifícios em nome da família e ensinavam seus filhos sobre Deus. Também havia alguns homens que eram reconhecidos como sacerdotes de Deus, como o sacerdote Melquisedeque (Gênesis 14:18-20).
Veja aqui a história de Melquisedeque.
Depois que tirou o povo do Egito, Deus estabeleceu várias leis para organizar a adoração. Ele ordenou a construção de um tabernáculo (e, mais tarde, um templo), onde todos poderiam aprender a adorar da maneira certa, sem caírem na idolatria. Ele também escolheu uma tribo para servirem como sacerdotes e cuidadores do templo – os levitas (Números 3:5-7).
Somente os sacerdotes podiam entrar na presença de Deus, dentro do templo, para oferecer sacrifícios. Eles representavam todo o povo de Israel diante de Deus. Por causa dessa grande responsabilidade, os sacerdotes tinham várias regras especiais para se manterem puros e não contaminarem o templo de Deus.
Os sacrifícios que os sacerdotes ofereciam serviam para o perdão dos pecados, para trazer reconciliação com Deus. Os sacerdotes trabalhavam como mediadores, ajudando as pessoas a se aproximarem de Deus.
Veja também a história do sacerdote Arão.
Jesus, o grande sacerdote
Jesus veio para ser nosso sacerdote. Com sua morte na cruz, ele ofereceu o sacrifício perfeito pelos pecados, trazendo perdão para todo aquele que crê nele (Hebreus 9:13-14). Ele nos purifica do pecado e nos torna limpos e aceitáveis diante de Deus.
Jesus é o verdadeiro mediador entre nós e Deus (1 Timóteo 2:5). Por meio de Jesus, nós podemos ter comunhão com Deus, sem medo de castigo pelo pecado. Jesus é o sacerdote perfeito, sem pecado.
Jesus também é nosso sacerdote porque ele nos ensina e nos ajuda a viver para agradar a Deus. Ele é superior aos sacerdotes do Antigo Testamento porque seu ensino transforma nossos corações. O trabalho dos sacerdotes no Antigo Testamento era cerimonial, mas o trabalho de Jesus é prático e muda nossas vidas!
Descubra aqui: o que era um sumo sacerdote.
Um novo tipo de sacerdote
Por causa de Jesus, todo crente agora é um sacerdote! Quando aceitamos Jesus como salvador, todos podemos entrar na presença de Deus para o adorar. Não precisamos mais ficar de fora, com medo. Jesus nos purifica para podermos servir como sacerdotes de Deus (1 Pedro 2:9).
Agora os sacrifícios que oferecemos a Deus são o louvor e a obediência. Como sacerdotes, nossas vidas são dedicadas a servir a Deus. Não vivemos mais para o pecado.
Nosso trabalho como sacerdotes também é aproximar as pessoas de Deus, contando a maravilhosa notícia sobre a salvação em Jesus. Assim, tal como os sacerdotes do Antigo Testamento, promovemos a reconciliação com Deus pelo perdão dos pecados.
Veja também: Quem são os levitas na Bíblia? Qual era a função do levita?