De acordo com a Bíblia, fé e razão são duas ferramentas importantes que Deus nos dá. Tanto a fé quanto a razão são importantes em nossas vidas. A razão não salva, mas a fé não deve ser cega.
A Bíblia usa a razão para argumentar que Jesus é a verdade e a fé em Jesus é válida. Apresenta evidências e nos convida a analisar tudo (1 Tessalonicenses 5:21). Deus não exige uma fé cega, sem entendimento. A Bíblia, como a verdade, não se abalará mesmo diante das análises mais profundas. É importante saber a razão por que cremos (1 Pedro 3:15).
mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. Afastem-se de toda forma de mal.
- 1 Tessalonicenses 5:21-22
Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que pedir a razão da esperança que há em vocês.
- 1 Pedro 3:15
A razão também é importante para entender e aplicar o texto da Bíblia. Não basta ler, é preciso entender. O entendimento da palavra de Deus ajuda a crer e a transformar a vida.
Por outro lado, a fé é muito importante para a razão. Somente a fé em Jesus pode abrir nosso entendimento, para compreender as coisas de Deus. Por causa do pecado, a razão fica distorcida. Mas quando, o Espírito Santo ilumina nossa mente, nossa razão funciona melhor e conseguimos entender a verdade (1 Coríntios 2:14-16).
Fé e razão precisam andar juntas. Não são duas coisas incompatíveis. Para o cristão as duas coisas são essenciais para construir uma visão do mundo sólida, com a ajuda de Deus.
A razão
A razão é a capacidade de pensar de forma lógica, chegando a conclusões corretas a partir de evidência e métodos de análise. Isso nos ajuda a entender o mundo em que vivemos e a encontrar bases sólidas para aquilo em que acreditamos.
Mas nossa razão não é perfeita. Todos cometemos erros de raciocínio. A evidência pode ser errada ou incompleta, podemos cometer erros de lógica, ignoramos inconsistências que são inconvenientes, nem sempre aplicamos a lógica... A Bíblia diz que nossas mentes são afetadas pelo pecado, que às vezes cega nosso entendimento (2 Coríntios 4:4).
O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
- 2 Coríntios 4:4
A fé
A fé é uma crença em alguma coisa. Fé implica uma decisão de acreditar em alguma coisa. Essa crença pode ser baseada em evidência, argumentos, ensinamentos ou simplesmente conveniência. Fé é confiar que algo é verdade.
Na Bíblia, a fé não é apenas uma crença qualquer. É a fé que Jesus é o salvador do mundo que veio para nos salvar de nossos pecados e nos dar a vida eterna. Essa fé é dom do Espírito Santo e nos salva (Efésios 2:8-9). Como acontece com outras crenças, os cristãos têm muitas razões diferentes para crer em Jesus.
Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
- Efésios 2:8-9
Veja também: o que é a fé, o que é apologética e um estudo bíblico sobre a fé.