O que é o Santo dos Santos?

O Santo dos Santos, também conhecido como Lugar Santíssimo, era a parte do templo onde ficava a Arca da Aliança, que representava a presença de Deus. No Antigo Testamento, somente o sumo sacerdote podia entrar no Santo dos Santos mas agora todos que creem em Jesus podem entrar na presença de Deus.

O Santo dos Santos no Antigo Testamento

No tabernáculo, e depois no templo, havia um lugar de acesso restrito chamado o Santo dos Santos, ou Lugar Santíssimo. O Santo dos Santos era uma sala quadrada onde a Arca da Aliança era guardada. A entrada da sala era coberta por um grande véu e ninguém podia entrar lá dentro, porque, como o nome indica, era um lugar muito santo (Êxodo 26:33).

Veja aqui: o que era a Arca da Aliança?

O Santo dos Santos era particularmente santo porque Deus abençoava esse lugar com Sua presença. Quem entrasse no Santo dos Santos estava chegando o mais perto possível de Deus! E não existe nada mais santo que Deus.

Uma vez por ano, no dia da Expiação, o sumo sacerdote fazia um sacrifício pelos pecados de todo o povo e entrava no Santo dos Santos para oferecer o sacrifício a Deus. Essa era uma ocasião muito solene e ninguém mais podia entrar na presença de Deus (Levítico 16:15-17).

Descubra aqui: como era o tabernáculo? Qual era seu significado?

O novo Santo dos Santos

Quando Jesus veio, ele se tornou nosso sumo sacerdote. Ele entrou na presença de Deus e ofereceu sua própria vida como sacrifício por nossos pecados (Hebreus 9:11-12). Quando Jesus morreu na cruz, o véu que tapava a entrada do Santo dos Santos se rasgou! Agora todos podem ter acesso à presença de Deus (Marcos 15:37-38).

Veja também: o que era um sumo sacerdote?

Quem é salvo por Jesus pode entrar no Santo dos Santos espiritual, que é a presença real de Deus. Jesus purifica dos pecados e torna cada um de seus seguidores santo, aceitável diante de Deus (Hebreus 10:19-20). Não há mais separação!

Para o crente, o Santo dos Santos não é mais um lugar no templo. O Santo dos Santos é a presença de Deus em sua vida.